Fiscalização do IPEM encontra erro em radar de velocidade em Vinhedo
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, encontrou irregularidade em um radar de velocidade instalado em via pública de Vinhedo, no interior do estado.
A fiscalização aconteceu nesta segunda-feira (30/10), após denúncia encaminhada à Ouvidoria do IPEM, relatando falhas em um radar instalado na Avenida Apparecida Tellau Saraphim, na qual o limite máximo de velocidade é de 30 km/h. O radar está sob responsabilidade da empresa Sentran Serviços em Trânsito Eirelli.
O IPEM realizou a verificação, por meio da pela equipe de fiscalização da regional de Campinas, e constatou que o instrumento registrava velocidade acima da que os veículos trafegavam. Os erros registrados foram além dos admissíveis conforme portaria do Inmetro, contra o usuário, chegando a mais de 8,8 km/h, ocasionando multas.
Diariamente, o IPEM verifica os radares de velocidade em todo o estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do IPEM, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro e tem o instrumento interditado.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo IPEM.
O IPEM
O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania
(11) 3291-2612