FID entrega cão assistente para garoto com doença degenerativa

  

O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, participou nesta segunda-feira (08/01) da entrega de mais um cachorro do Projeto Genocão, desenvolvido pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) com financiamento do Fundo de Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O projeto, coordenado pela geneticista Mayana Zatz, tem como objetivo desenvolver um trabalho que treina cachorros para exercer a função de cão-assistência às pessoas com deficiência.

Luiz Souto Madureira ressaltou que “governar é trabalhar para melhorar a condição de vida das pessoas”, e falou da alegria de participar do projeto.

Batizado de Camaro, o animal da raça golden retriever  auxiliará o pequeno Heitor Silva Chicrala, de 9 anos, diagnosticado com uma doença degenerativa que prejudica seus movimentos, elevando o risco de quedas.

Segundo os adestradores Leonardo Ogata e Fabiana Mazzola, o cão foi treinado justamente para evitar esse tipo de acidente, auxiliando o menino a se levantar e a ter mais equilíbrio, entre outras tarefas.

  

Alexandre Chicrala Filho, pai do Heitor, enumerou atividades em que o cão Camaro presta auxílio e ressaltou que o maior deles é o suporte psicológico. “O humor do Heitor melhorou 100%”, afirmou ao lembrar que o filho batizou o animal de “ircão”, uma mistura de irmão com cão.

Em fevereiro de 2017, foi entregue o primeiro cão do programa. Batizado de Paçoca, o animal, uma fêmea também da raça golden retriever, de dois anos de idade, foi doado ao paratleta Lucas França Couto Junqueira, da Seleção Brasileira Paralímpica de Rugby Masculino, que sofreu um acidente de mergulho na praia de Ponta Negra – RN, em janeiro de 2009, e ficou tetraplégico.

O atleta Lucas França prestigiou o evento e contou que a Paçoca o auxilia a ter independência nas tarefas diárias. “Ela me ajuda a pegar coisas no chão, apagar e acender a luz, na transferência da cadeira de rodas, na troca de roupa”, disse Lucas ao ressaltar o vínculo emocional criado entre eles.

Entre 2010 e 2017, a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania através do FID firmou 91 convênios, com um aporte de Recursos de R$ 185.323.135,78 com contrapartida no importe de R$ 14.580.188,08.

A entrega ocorreu na Unidade Lar Escola da AACD e contou com a presença do superintendente geral da AACD, Valdesir Galvan, e de representantes da diretoria da Instituição.

 

 

Golden retriever

É uma raça originária da Grã-bretanha, desenvolvida para a caça de aves aquáticas selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças.

A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. São usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Itesp

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP