Feira de Saúde movimenta a cidade de São Paulo
A 18º edição da Feira Mundial de Saúde realizada em 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, no Pateo do Colégio, localizado na região central da cidade de São Paulo (SP), promovida anualmente pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O objetivo foi conscientizar e informar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
O evento contou com o apoio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, algumas instituições e cerca de 400 voluntários realizaram diversos serviços à população que estiveram presentes na feira.
O Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti responsável pelo evento fez um alerta para da luta pela melhoria da saúde. “O propósito da feira é atender gratuitamente à população com exames e diagnósticos, mas sem nos esquecermos da informação e da orientação sobre saúde”, explica.
Durante o evento foram realizados, diversos atendimentos em saúde como: consultas clínicas, serviços de enfermagem e oftalmológicos, além de testes de glicemia (HGT), aferição da pressão arterial, avaliação postural e orientação nutricional, massagem relaxante e oficina sobre primeiros socorros.
“Esse evento é de suma importância, pois além da conscientização para a saúde, também oportuniza aos frequentadores da feira o acesso em diversos serviços que por vezes, as pessoas não têm acesso. Então eu quero parabenizar a todos os presentes, voluntários das diversas instituições participantes, em especial a Associação Comercial que há 18 anos promove essa feira, compartilhando essa experiência conosco e a cada edição traz novos parceiros”, declara Luiz Souto Madureira – Secretário Adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Participaram da feira a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania; o Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC); o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM); o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED); a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas.
A correria e a falta de tempo faz com que muitas pessoas se esqueçam de cuidar da própria saúde, mas a dona Roquelina Ribeiro de França de Salvador veio conhecer a feira pela primeira vez e ficou muito satisfeita com os serviços oferecidos. “Acho que essa feira deveria existir mais vezes, porque oportuniza para nós cuidarmos da nossa saúde, oferecendo vários exames. Vou levar para minha cidade uma imagem muito positiva”, declarou a dona de casa.
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização de Saúde (OMS), em 1948, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes, para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.
Karla Sanchez
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Tel.: (11) 3291-2612