Evento aborda tema da desigualdade entre gêneros

Palestra "Tempo de Brilhar", da Coordenação de Políticas para a Mulher, aborda tema da desigualdade entre gêneros na Apamagis  Palestra "Tempo de Brilhar", da Coordenação de Políticas para a Mulher, aborda tema da desigualdade entre gêneros na Apamagis

“Tempo de brilhar” é o título do ciclo de palestras promovido ontem (18/03) pela Coordenação de Políticas para a Mulher, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), em sua sede, na região central de São Paulo, na sequência de iniciativas em comemoração ao mês das mulheres.

O secretário Aloísio de Toledo César participou da abertura, ao lado da diretora do Departamento Feminino da Apamagis, Herta Helena Rollemberg Padilha de Oliveira. Toledo César defendeu a paridade de direitos entre homens e mulheres, no tocante a oportunidades no mercado de trabalho e equiparação salarial.

Para a diretora do Departamento Feminino da Apamagis o fortalecimento da mulher depende da superação de questões educacionais e de estrutura familiar. De acordo com Padilha de Oliveira, em países de economia desenvolvida, as tarefas domésticas são divididas entre os pais. Nesses, os homens também têm direitos à licença paternidade, como forma de também se dedicar aos filhos e dividir as tarefas familiares.

Palestra "Tempo de Brilhar", da Coordenação de Políticas para a Mulher, aborda tema da desigualdade entre gêneros na Apamagis  Evento abPalestra "Tempo de Brilhar", da Coordenação de Políticas para a Mulher, aborda tema da desigualdade entre gêneros na Apamagisrda tema da desigualdade entre gêneros

Para ela, guardadas as diferenças entre economias e realidades sociais, se esse direito fosse concedido aos homens, o preconceito que os empregadores brasileiros possuem em relação à maternidade poderia não ser tão acentuado. A representante da Apamagis considera que no Brasil, as mulheres são preteridas por estar em período fértil, o que na visão dos empresários representa a possibilidade de sucessivos afastamentos.

Padilha de Oliveira lembra que a cultura machista vem estruturada ao longo tempo e foi reafirmada pelas próprias mães, que ensinam as filhas a serem donas de casa, em vez de profissionais realizadas. “ Se não estivermos acostumados (homens e mulheres) a lutar pela igualdade de direitos, vamos estar perpetuando uma cultura de violência”, alerta a juíza, para quem o caminho para ultrapassar as barreiras passa por mudanças culturais, muitas vezes no próprio ambiente familiar.

A assessora da Secretaria da Justiça, Teresa Cristina Della Mônica Kodama, uma das organizadoras do evento, agradeceu a ajuda e empenho dos parceiros da Coordenação de Políticas para a Mulher, e citou campanhas e algumas das iniciativas recentes como a encenação de um episódio simulado de violência contra a mulher, promovido pelo Judiciário, no Tribunal de Justiça, e a corrida do Movimento pela Mulher, Empoderamento, Igualdade e Justiça,  organizada pelo Ministério Público estadual,  promovidos na sexta-feira e no domingo anterior.

Palestra "Tempo de Brilhar", da Coordenação de Políticas para a Mulher, aborda tema da desigualdade entre gêneros na Apamagis  Palestra "Tempo de Brilhar", da Coordenação de Políticas para a Mulher, aborda tema da desigualdade entre gêneros na Apamagis

O ciclo de palestras contou ainda com a participação da diretora do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste Jaraguá, Edilaine Oliveira Daniel, também palestrante; da integrante da Procuradoria Geral do Estado, Joyce Sayuri Saito, representando a procuradora chefe Mariângela Sarubbo Fragata; e de Gislene Caresia, da Secretaria da Comissão Especial da Mulher Advogada, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

 

 

 

Silvano Tarantelli
Coordenador 
de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612

Governo do Estado de SP