Espaço José Jesus Cazetta Júnior é inaugurado na biblioteca do MPSP
O secretário de estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, prestigiou nesta quarta-feira (28/09) a inauguração do Espaço José Jesus Cazetta Júnior implantado na Biblioteca César Salgado, localizada no térreo da sede do Ministério Público de São Paulo.
Falecido em 2015, o doutor Cazetta ingressou no Ministério Público em 1986 e se aposentou em 2013, sendo reconhecido pelo trabalho desenvolvido como membro exemplar, honrando a instituição em todas as funções que ocupou, atuando com seriedade, competência e dedicação, qualidades demonstradas também nos cargos públicos que lhe foram confiados no âmbito do governo estadual.
O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, disse na solenidade que Cazetta é alguém que deixa muita saudade. “Cada um de nós do Ministério Público guarda uma história com o Cazetta”, afirmou.
“Há pessoas que passam pela vida para dar sentido à própria vida”, discursou o secretário da Justiça, Márcio Elias Rosa, que ingressou no Ministério Público no mesmo concurso de Cazetta. Elias Rosa recordou a época em que trabalhou com o colega na área de parcelamento de solo, quando testemunhou Cazetta recebendo pessoas enganadas pelos responsáveis por loteamentos clandestinos como se fossem “donos de palácios”.
O procurador da República Ubiratan Cazetta discursou em nome da família e ressaltou que homenagear o irmão com um espaço ligado ao conhecimento é bastante representativo, sendo motivo também de alegria.
Cazetta atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Nhandeara, Caçapava, Mogi das Cruzes e da capital. Durante sua passagem pela instituição, foi assessor da Procuradoria-Geral de Justiça entre 1996 e 1998 e assessor especial do então governador do Estado, José Serra. Ainda na década de 1990, trabalhou no extinto Núcleo de Loteamentos e Ocupação do Solo Urbano. Nos anos de 2003 e 2005, ocupou o cargo de secretário-adjunto da Justiça e Defesa da Cidadania. Aposentou-se em 2013. A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) pretende patrocinar a publicação de textos ainda inéditos de Cazetta.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612