Em videoconferência, secretário da Justiça aborda ações voltadas para mulheres
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou nesta terça-feira (25), às 16h, da videoconferência: “Mulheres em Espaços de Poder e o Exercício da Cidadania” promovida pela Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica- Comissão São Paulo. O evento foi uma homenagem ao professo Luiz Flávio Gomes.
Durante o encontro, Paulo Dimas Mascaretti explicou que o Centro de Integração da Cidadania (CIC), possui 17 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, e oferece cursos de qualificação profissional, oficinas de costura, orientação jurídica, palestras, e atendimento médico e psicossocial para mulheres. ”O acolhimento faz toda a diferença para que a mulher possa sair do estado de vulnerabilidade, que muitas vezes se encontra, e possa se sentir valorizada, empoderada, e ocupar, na sociedade o lugar que ela quiser”, disse Paulo Dimas.
O titular da Justiça ressaltou que durante a pandemia, os casos de violência doméstica aumentaram e que o Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) realiza atendimentos psicológicos, via telefone e internet , para mulheres que sofrem violência doméstica, e para vítimas diretas de tentativa de feminicídio e ameaça grave. Alguns casos ficam no programa e outros são encaminhados para a rede de proteção.
Outras ações desenvolvidas pela Pasta, entre elas, a capacitação de professores da rede pública sobre violência doméstica, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, e o resgate de mulheres imigrantes traficadas, submetidas a trabalho análogo ao escravo, e algumas são exploradas sexualmente, por meio de operação conjunta com a participação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-SP) e outros órgãos institucionais, e as campanhas “Mulher você Pode”, e Gravidez na Adolescência é para a Vida Toda”, também foram mencionadas.
O evento contou com as participações de Marcela Gonçalves, Laudelina Inácio, Alice Bianchini, Tânia Teixeira, Ana Paula Zomer, Margarete de Cássia, Taís Nader e Eliana Calmom.
Para assistir ao vídeo, basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=sWRoYMtZxXg&app=desktop