Em live, secretário da Justiça aborda rede de cuidados para adolescentes
O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu nesta segunda-feira (28) às 10h, via Facebook, sua quarta live com o tema: Adolescência: tecendo redes de cuidado”.
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou da abertura do evento e ressaltou a importância de ações conjuntas para elaborar políticas públicas efetivas de combate às drogas. ”Precisamos de uma força-tarefa para proteger os adolescentes, e com uma rede forte de cuidados, envolvendo psicólogos, assistentes sociais, nós empoderamos nossa juventude para que eles possam dizer não às drogas”, disse Paulo Dimas.
O presidente do CONED Marcelo Ribeiro, explicou que a adolescência é um período diferenciado. “Os jovens precisam sentir sua autonomia, liberdade de escolha, e para isso é necessário ter contato com outras referências, além do convívio familiar. Para criar ambientes seguros, é necessário alguns mecanismos de proteção ambiental, entre eles, a proibição de bares a menos de 500 metros das escolas”, concluiu Marcelo.
A inciativa teve como objetivo proporcionar um encontro entre os conselheiros do CONED, representantes dos mais diferentes seguimentos da sociedade civil e governamental, relacionados às questões ligadas aos cuidados com os adolescentes.
Após a abertura, ocorreram quatro palestras:
- Prevenção – Ronaldo Rissetto;
- Fatores de Proteção e Risco- Maria Angélica Alves da Silva- Fundação Casa;
- Internação de adolescentes em CTs- Eliana Borges- Coordenadoria de Politicas sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social;
- Direitos Humanos- Andréa Domanico- Conselho Regional de Psicologia
Assista ao vídeo da palestra aqui: https://www.facebook.com/conedsp/videos/339476520697576
Durante a pandemia o CONED realizou três lives: “Lançamento da nova edição do Manual Comunidade Terapêutica 2020 – para instalação e funcionamento do serviço no Estado de São Paulo; “Ação Informativa – edital da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), e “Álcool que droga é essa?”.
Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP)
O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) é um órgão vinculado à Secretária da Justiça e Cidadania que antecede a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Foi instituído pelo Decreto nº 25.367, de junho de 1986, e alterado pelo Decreto nº 56.091, de agosto de 2010, diante da necessidade do Estado de São Paulo em obter uma ação conjunta e articulada com órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil na prevenção ao uso indevido de drogas licitas e ilícitas.
Tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, à redução de danos, à redução da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Presta atendimento ao público em geral, aos Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo e às instituições da sociedade civil ligadas a área no Estado de São Paulo.
Promove encontros entre os Conselhos Municipais do Estado, além de Fóruns e Seminários.