Em 100 dias, Instituto de Medicina Social e de Criminologia emite mais de 10 mil laudos
Emissões gratuitas de medicina legal e de vínculo genético
O Instituto de Medicina Legal e de Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulga balanço do primeiro trimestre de 2023: mais de 10 mil laudos expedidos.
Foram 8.583 laudos de medicina legal e 2.906 de investigação de vínculo genético. Dentro desse número, há 350 laudos para pessoas com deficiência que procuram o primeiro emprego.
Maior centro de realização de perícias da América Latina nas áreas de Medicina Legal (clínicas e psiquiátricas) e de Investigação de Vínculo Genético (exame de DNA), o IMESC é, reconhecidamente, um órgão de excelência na área pericial, tanto pela capacitação contínua de seus peritos, como pela contribuição na formação acadêmica de residentes em Medicina Legal e Psiquiatria Forense.
Além da sede, na Barra Funda, o IMESC possui unidades descentralizadas no interior e no litoral paulista, em parceria com o Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde e Universidades, onde também são realizadas perícias médicas e coleta de material biológico para as perícias de investigação de vínculo genético. Isso contribui para a celeridade processual, reduz custos administrativos e facilita o acesso à Justiça, evitando deslocamentos de indivíduos que são beneficiários da gratuidade processual até a Capital.