Dia Mundial contra o tráfico de pessoas reúne diversas atividades
Um ato em praça pública e um conjunto de atividades reunindo diferentes atores da sociedade civil foram algumas das iniciativas articuladas pelo Governo do Estado e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, via Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp) para marcar o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, comemorado na sexta-feira (30/07), por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ato aconteceu no Pátio do Colégio, marco do nascimento de São Paulo, com a participação de integrantes da banda Soul da Paz, composta por líderes de diferentes religiões, com direito a participação do cantor, guitarrista e compositor Kiko Zambianchi.
A iniciativa foi intercalada por música e pronunciamentos de diferentes personalidades, entre políticos e representantes de organizações não governamentais, como o Centro de Apoio e Pastoral de Imigrantes (Cami). Um dos oradores foi o secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César, que falou sobre as iniciativas de sua pasta para o enfrentamento do tráfico de pessoas e o trabalho escravo.
Os prédios da Secretaria da Justiça, do Palácio dos Bandeirantes, do Tribunal de Justiça do Estado e do Tribunal Regional do Trabalho foram iluminados de azul. Alguns consulados como o de Portugal, da Hungria e da Austrália também adotaram o azul para decorar os seus prédios. Outros consulados como o da França e do Reino Unido utilizaram-se das redes sociais e o Consulado dos Estados Unidos lançou balões azuis para lembrar a data.
As sedes da Assembleia Legislativa, da Câmara Municipal de São Paulo, do Memorial da América Latina também foram iluminadas de azul, já no dias anteriores ao 30 de julho.