Deborah Malheiros, servidora da Secretaria, recebe medalha Ruth Cardoso
A coordenadora de cursos para servidores públicos sobre Direitos Humanos, Deborah Malheiros Bittencourt, recebeu na terça-feira (01/12), em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a medalha Ruth Cardoso, concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF).
Deborah faz parte de um grupo de quatro mulheres do Conselho Gestor da Medalha, que também receberam a condecoração ontem, e que, com a presidente do CECF, Rosmary Corrêa, terá a missão de escolher as personalidades que serão homenageadas no próximo ano, em março, por ocasião das festividades do Dia Internacional da Mulher.
A homenagem faz parte da campanha “16 dias de Ativismo”, celebrada pela ONU, no período de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, e 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a campanha é antecipada para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Foram condecoradas ainda, Ana Rita Souza Prata, da Defensoria Pública do Estado, Isabel Cristina Esposito Sorpreso, da Secretaria Estadual da Saúde, e Maria Augusta Caitano Santos Marques, da Federação dos Comerciários.
É no período da campanha em que se renova as integrantes do Conselho Gestor, que tem por incumbência orientar a outorga da Medalha Ruth Cardoso, criada pelo Decreto Estadual 53.721/2008, em homenagem à ex-primeira dama, intelectual, escritora e criadora do programa Comunidade Solidária, morta em 24 de junho de 2008.
No inicio da cerimônia realizada no Plenário Teotônio Vilela foi exibido um vídeo sobre a trajetória de Ruth Cardoso, desde o período de estudante, durante a carreira de educadora, de professora universitária, no período de asilo político com o marido e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, e o seu trabalho social como primeira dama.
A homenageada Deborah Malheiros Bittencourt é psicóloga há 30 anos. Iniciou seu trabalho na área da saúde, na assistência à população vulnerável, prevenção, tratamento e diagnóstico de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Militante e integrante do Conselho Estadual dos Direitos LGBT, Deborah atua em defesa dos direitos de Gays, Bissexuais, Lésbicas, Travestis e Transexuais. Está na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania desde 2009, onde inicialmente trabalhou nas questões ligadas à diversidade sexual e de gênero. No momento, coordena os cursos destinados a servidores públicos sobre a temática dos direitos humanos.
Visivelmente emocionada, Deborah disse que dedicou toda a sua trajetória ao enfrentamento das violações aos direitos humanos, especialmente de todas as mulheres, independente de serem indígenas, brancas ou negras, usuárias de drogas, mulheres que tiveram contato com o vírus da AIDS, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. “Sinto-me honrada de receber essa medalha e compor o conselho que terá a incumbência de escolher personalidades que serão agraciadas e que por se destacarem receberão a medalha Ruth Cardoso, por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher”.
A cerimônia foi presidida por Rosmary Correa, com o plenário repleto de amigos e familiares das homenageadas, fato que foi elogiado pela presidente da mesa. Os demais componentes foram o vereador de Votuporanga, Edilson Pereira Batista, o presidente da Federação dos Comerciários, Luiz Carlos Motta, a presidente da Comissão de Mulheres da OAB, Kátia Boulos, a coordenadora estadual de Política para as Mulheres, Albertina Duarte, o deputado estadual Carlão Pignatari, líder do governo estadual, e a vice-presidente (presidente em exercício) da Assembleia Legislativa, Maria Lucia Amary. O deputado estadual Campos Machado prestigiou o evento, mas não pode permanecer até o final devido a compromissos de agenda.
Silvano Tarantelli
Coordenador de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Tel:3291.2697