Curso Mediação de Conflitos capacita alunos para atuarem nos CICs
Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, ocorreu o encerramento do curso de formação de mediadores de conflitos no auditório da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).
A pasta foi responsável pelo edital deste curso, voltado para pessoas idosas, e ministrado por instrutores como o advogado, Adolfo Braga Neto, e a advogada, Valéria Hoefler, entre os dias 13 de outubro e 15 de dezembro, e que capacitou 15 alunos. A próxima etapa para eles é realizar um estágio supervisionado, visando receber seu certificado junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O objetivo dessa capacitação é formar novos mediadores para atuarem nos Núcleos de Mediação de Conflitos das unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da SJC, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).
Atualmente, esses núcleos funcionam por meio da atuação de mediadores voluntários, que se comprometem a atuar nos CICs. Entre 2019 e 2022 foram realizadas cerca de 2,7 mil mediações de conflitos, com uma alta taxa de acordos firmados.
A iniciativa é uma política pública pioneira do Estado de São Paulo de ações afirmativas para a população de idosos, na qual esses, apesar de não remunerados, possam exercer a cidadania plena, empoderando-se por meio do reconhecimento e da valorização que a mediação de conflitos traz.