CRAVI realiza live sobre vítimas de violência em época de distanciamento social
A equipe do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou na sexta-feira (24) uma live, via Instagram e Facebook , com a temática “Vítimas de violência em época de distanciamento social”. Cerca de 160 internautas acompanharam a live.
Durante a conversa interativa, a assistente social Siméia Ivo fez um panorama do programa desde a sua criação até os dias atuais, abordou a metodologia de trabalho e apresentou a nova modalidade de atendimento dos usuários da capital e do interior, nesse período de pandemia.
“Nós entendemos que as pessoas não poderiam ficar sem assistência nesse momento tão difícil. Decidimos entrar em contato por telefone com as vítimas para saber como eles estavam e percebemos que a maioria está se adaptando bem. Podendo ficar mais tempo com a família, com os filhos”, disse Siméia.
De acordo com a assistente social, para as pessoas que não estão se adaptando ao distanciamento social, o CRAVI ofereceu a possibilidade de realizar atendimento online. Estima-se que 12% dos casos ativos do Programa estejam em atendimento semanal, via internet, por meio de seus psicólogos de referência.
O coordenador do CRAVI, Bruno Fedri, ressaltou que a pandemia do COVID-19 apresentou desafios inéditos para a realização dos atendimentos às vítimas. No entanto, ponderou que é justamente diante desses cenários que alternativas criativas de atendimento podem ser criadas.
Em relação às vítimas de violência doméstica, Bruno ressaltou que o CRAVI disponibilizou um telefone para que as pessoas possam entrar em contato com o programa, e obter apoio e orientação psicossocial e jurídica. “Mulheres vítimas de violência doméstica já encontram problemas para denunciar o agressor. Com o isolamento social as dificuldades ficaram maiores porque o convívio familiar se tornou mais constante. Nosso trabalho caracteriza-se como uma alternativa para incentivar a denúncia e demonstrar que as mulheres poderão contar com nosso apoio, mesmo durante a quarentena”.
Os profissionais enfatizaram que qualquer pessoa que se sentir vítima pode entrar em contato com o CRAVI via e-mail: cravi@justica.sp.gov.br, ou telefone: (11) 3291.2624.
Um profissional está de plantão para encaminhar os casos para uma das unidades do programa localizadas em São Paulo, Barueri, Suzano, Araçatuba, Santos e São Vicente.
O CRAVI
O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) oferece atendimento psicossocial e jurídico gratuito a vítimas e familiares de crimes violentos. De janeiro à dezembro de 2019 foram contabilizados 2.486 triagens, acolhimentos e atendimentos. O número é considerado um recorde e representa um acréscimo de 76% dos casos em relação ao ano de 2018, que contou com 1.406 atendimentos.
Outra atividade do CRAVI são as oficinas mensais com o objetivo de divulgar seus serviços e proporcionar um espaço de sensibilização sobre temas relativos aos direitos humanos.
Em 2019 foram capacitados 2.213 profissionais, um aumento de 104% em relação ao ano anterior, que foram de 1.080 capacitações.
As atividades são direcionadas aos profissionais, servidores, estagiários e estudantes das áreas de saúde, assistência social, direito, psicologia e educação, e que atuam no atendimento direto à população.
Entre os temas abordados estiveram: automutilação, importunação sexual, violência contra a mulher, dependência química, exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, proteção à testemunha, suicídio e bullying, política nacional da assistência social e racismo.