CRAVI participa de palestra online sobre violência doméstica

A psicóloga Priscila D’Auria do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou na quinta-feira (18), às 19h, da palestra “Violência Doméstica – um problema de Saúde Pública”, promovida pela Liga Acadêmica de Psiquiatria Nise da Silveira e pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Dr. Creso Machado Pinto, ambas do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium- Araçatuba- SP.

A videoconferência teve como objetivo promover o conhecimento e discutir os diversos tipos de violência doméstica – física, psicológica, moral e sexual, com ênfase nos aspectos psicológicos e na abordagem das vítimas de violência atendidas pelo Sistema de Saúde.

Durante a conversa interativa, Priscila abordou a metodologia de trabalho realizada pelo CRAVI com as vítimas de violência doméstica, relatou como elas estão enfrentando o isolamento social, e também explicou como são realizados os atendimentos às mulheres cujos autores passaram por audiência de custódia.

Além disso, a psicóloga fez um panorama do programa desde a sua criação até os dias atuais, explicou como são realizados os acolhimentos psicossociais e jurídicos, e enfatizou que os atendimentos nos CRAVIs da capital e do interior continuam nesta quarentena,  via telefone (11) 3291.2624), e-mail cravi@justica.sp.gov.br e videoconferência.

De acordo com Priscila, a discussão do tema é extremamente importante porque com o isolamento social, em decorrência da pandemia do COVID-19, muitas mulheres tem que passar 24hs com seus potenciais agressores. “Não há dúvida de que esta situação trouxe um grave efeito colateral: o aumento das ocorrências de feminicídio e do índice de denúncia contra casos de violência doméstica contra mulheres”, concluiu.

A live contou ainda com a participação da enfermeira e articuladora da Saúde da Mulher do Departamento Regional de Saúde – DRS II, (Araçatuba – SP). Lucila Bistaffa de Paula, que falou sobre abordagem da vítima pelo Sistema de Saúde, Legislação e Enfrentamento Prático da Violência Contra a Mulher.

Cerca de 300 internautas acompanharam a conversa.

 

Confira aqui a ìntegra da live.

 

 

 

Governo do Estado de SP