CRAVI encerra programação do “Agosto Lilás” com serviços e revoada de balões
Encerrando as atividades do Agosto Lilás, campanha de sensibilização pelo fim da violência contra a mulher, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu na quarta-feira (30) a última parte da ação “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Educar para Prevenir, Combater para Transformar”.
As atividades, realizadas também na segunda-feira (28), ocorreram no Complexo Judiciário Mário Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda, onde está a sede do CRAVI, para os funcionários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que trabalham no Fórum Criminal da Barra Funda, além de testemunhas, familiares, amigos, vítimas, advogados, estagiários e outros frequentadores.
A soltura de 200 balões na área externa do fórum, simbolizando a liberdade, deu início à ação no começo da tarde de quarta-feira. Nos dois dias, o CRAVI promoveu orientação sobre saúde e canais de denúncias, distribuição de material informativo, painel de post-its com mensagens de apoio às vítimas, além de sessões de auriculoterapia, plantão de dúvidas com defensor público e suporte oferecido por assistentes sociais e psicólogos.
O objetivo foi sensibilizar o público sobre as formas de violência contra a mulher. “Nossa meta era chamar a atenção para o tema e conseguimos com a ajuda dos nossos parceiros. Atendemos mais de 150 pessoas com a auriculoterapia, alcançamos grande visibilidade e retorno com a distribuição do material e orientações”, comemorou Luane Natalle, coordenadora do CRAVI.
O CRAVI contou com o auxílio dos parceiros: UBS Barra Funda, Promotoria de Justiça e Enfrentamento da Violência Doméstica, Vara do Fórum Central de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (JVD), Núcleo de Apoio Integral às Vítimas de Violência (NAVV), 15ª Vara Criminal, Defensoria Pública, Associação da Polícia Militar e Tribunal de Justiça -APMTJ.
Suas outras oito unidades (Araçatuba, Santos, São Vicente, Barueri, Caieiras, Guarulhos, Pindamonhangaba e Suzano) também realizaram atividades de conscientização no mês do Agosto Lilás, com palestras, rodas de conversa, plantões de dúvidas, exibição de filmes, dentre outras.