Cravi celebra 19 anos com ciclo de palestras

  

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, completa 19 anos de funcionamento neste mês de julho e para celebrar a data promove o seminário “19 anos do CRAVI – temas atuais sobre a violência”, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.

O evento, que contará com quatro módulos, realizados às segundas-feiras, teve início no dia 10 de julho com a reflexão sobre o tema “Violências interpessoais: os fenômenos do bullying, alienação parental e suicídio”.

O encontro reuniu 200 profissionais e estagiários das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, além de estudantes e servidores públicos, e contou com palestras do defensor público Marcos Vinícius Manso Lopes Gomes; da pedagoga Ana Paula Ferreira da Silva; e da psicóloga Elis Regina Cornejo.

As próximas reuniões acontecerão nos dias 17, 24 e 31/07, das 14h às 16h30, na Plenária 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, localizado na Av. Dr. Abrão Ribeiro, 313 – Barra Funda, capital.

Serão abordados os temas: políticas públicas e violência de gênero; justiça restaurativa e as audiências de custódia; violência contra pessoa com deficiência e idoso.

De acordo com a coordenadora do Cravi, Cristiane Pereira, o programa se consolidou como política pública voltada especialmente às vítimas de crimes graves, ao longo desses 19 anos.

“Além do apoio psicossocial e jurídico, o Cravi desenvolve atividades para divulgar os serviços oferecidos pelo programa e proporcionar um espaço de diálogo entre profissionais de diversas áreas, por meio de oficinas que possibilitam a oportunidade de conhecer novas ferramentas de trabalho e sua aplicabilidade”, esclarece a coordenadora.

Desde o início de suas atividades, o CRAVI já realizou mais de 32 mil atendimentos. De janeiro a maio de 2017, foram 1.329.

 

Confira a programação completa do evento:

 

MÓDULO 02 – 17 de julho de 2017 – 14h às 16h30

Violência de Gênero e Políticas Públicas

•    Cássio Rodrigo (jornalista, coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo);

•    Dra. Rosmary Corrêa (delegada, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina?)

•    Dra. Mariana de Souza Lima Lauand (defensora pública)

 

MÓDULO 03 – 24 de julho de 2017 – 14h às 16h30

A Justiça Restaurativa e as Audiências de Custódia

•    Dr. Marcelo Nalesso Salmasso (Juiz de Direito da Comarca de Tatuí)

•    Sabrina Paroli (psicóloga, facilitadora e instrutora de práticas restaurativas no Núcleo Comunitário de Práticas de Justiça Restaurativa do CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo)

•    Dr. Luiz Rascovsky (defensor público)

 

MÓDULO 04 – 31 de julho de 2017 – 14h às 16h30

Violência contra pessoa com deficiência e idoso

•    Dra. Marília Anselmo Viana da Silva Berzins (assistente social, presidente do Observatório da Longevidade/OLHE)

•    Dra. Lúcia Reinert (defensora pública)

•    Dr. Luis Carlos Lopes (jornalista, secretário adjunto da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência)

 

 

Sobre o Cravi

O Centro de Referência e Apoio à Vítima – CRAVI constituiu-se em 1998 como centro de apoio e referência às vítimas diretas sobreviventes e vítimas indiretas de atentados à vida humana, especialmente atos criminosos como o homicídio e o latrocínio. O CRAVI possui quatro postos de atendimento no Estado: Barra Funda, Araçatuba, Santos e São Vicente.

 

 

Serviço:

Seminário – “19 anos do Cravi- temas atuais sobre a violência”

Quando: 10,17,24 e 31 de julho de 2017

Horário: 14h às 16h30

Local: Fórum Criminal da Barra Funda – Plenária 10

Endereço: Av. Dr. Abrão Ribeiro, 313 – Barra Funda, Capital.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP