Cravi celebra 18 anos com ciclo de palestras

  

O Centro de Referência e Apoio à Vitima – Cravi, programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, completa 18 anos no mês de julho e para celebrar a data promove o “Seminário de 18 anos do Centro de Referência e Apoio à Vítima”. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras de julho das 14h às 16h30 na Plenária 10 do Fórum Criminal da Barra Funda.

Nesta segunda-feira (04/07) foi apresentado o primeiro módulo, no qual os palestrantes Flávio Farinazzo Lorza (Ministério Público) e Dr. Marcos Vinícius Manso Lopes Gomes (Defensoria Pública) se apresentaram e depois debateram com o público assuntos sobre a Atuação da Defensoria Pública e do Ministério Público na Rede de Atendimento.

De acordo com a coordenadora do Cravi, Cristiane Pereira, o programa, ao longo desses 18 anos, vem se consolidando como política pública voltada especialmente às vítimas de crimes graves. “Além do apoio psicossocial e jurídico, o CRAVI vem desenvolvendo atividades no sentido de divulgar os serviços oferecidos pelo programa e proporcionar um espaço de diálogo entre profissionais de diversas áreas, por meio de oficinas que possibilitam ao servidor, profissional ou estudante a oportunidade de conhecer novas ferramentas de trabalho e, sobretudo, buscando levar o conhecimento sobre as políticas públicas de Estado e sua aplicabilidade”, disse Cristiane.

 

Sobre o Cravi

O CRAVI foi inaugurado em 1998, desde então auxilia vítimas diretas e indiretas de crimes violentos como agressão, tentativa e homicídio, latrocínio e ameaça. O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos, defensores públicos e oficiais administrativos.

Além da unidade localizada no Fórum Criminal da Barra Funda, o CRAVI possui postos nas cidades de Campinas, Santos, São Vicente, Guarulhos e Araçatuba.

O programa conta com a parceria da rede de recursos composta por instituições públicas e privadas (centros de referência da assistência – CRAS e CREAS, centros de referência da mulher, unidades básicas de saúde, IML, delegacias de polícia, centros de atendimento psicossocial – CAPS).

Em 2015 o programa realizou 4214 atendimentos a vítimas diretas de violência (mulheres, homens, crianças e adolescentes) e indiretas (familiares e amigos de vítimas), em suas unidades, distribuídas no Estado de São Paulo. O ranking da capital paulista lidera com 1256 atendimentos em 2014, seguida por Araçatuba (751) e Itaquaquecetuba (454), são situações em que houve latrocínio, homicídio e violência sexual.

Com 28.884 mil atendimentos prestados durante o período, o serviço auxilia as pessoas a superarem experiências traumáticas originárias de crimes como homicídios e latrocínios. São sobreviventes diretos ou familiares de vítimas de atentados contra a vida.

Para fortalecer os usuários do programa, o CRAVI oferece cursos e palestras para reflexão e troca de informações todo mês. Entre os assuntos debatidos estão Justiça, Direitos Humanos, exercício da cidadania, ética, legislação, saúde, diversidade sexual, uso de drogas, responsabilidade das instituições de polícia e Justiça e outros.

Nos cursos e oficinas, os profissionais do CRAVI costumam utilizar como material de apoio a cartilha “Da dor à busca por Justiça”, desenvolvida pela equipe técnica do programa, a partir dos principais questionamentos e dúvidas dos usuários. A maioria deles relata dificuldades para obter informações após a morte do familiar.

O CRAVI foi finalista em duas edições do Prêmio Mário Covas e recebeu uma menção honrosa com a proposta de criação do CRAVI dentro de um Fórum.

 

 

Confira a programação completa do evento

MÓDULO 01 – 04 de julho de 2016 – 14h00 às 16h30
A Atuação da Defensoria Pública e do Ministério Público na Rede de Atendimento
Palestrantes:
Dr. Flávio Farinazzo Lorza (Ministério Público)
Dr. Marcos Vinícius Manso Lopes Gomes (Defensoria Pública)
Dr. Márcio Vianna (Defensoria Pública)
MÓDULO 02 – 11 de julho de 2016 – 14h00 às 16h30
Os Desafios no Atendimento aos Grupos Vulneráveis: Criança e Adolescente, Mulher Vítima de Violência Doméstica e Pessoas com Transtornos Mentais
Palestrantes:
Dr. Luiz Rascovski (Defensoria Pública)
Dr. José Gladston Viana Correia (Defensoria Pública)
Dra. Tatiana Campos Bias Fortes (Defensoria Pública)
Andrea Lauria Christovam Ribeiro (CRAVI)
MÓDULO 03 – 18 de julho de 2016 – 14h00 às 16h30
Os Desafios no Trabalho com Egressos do Sistema Penitenciário e Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócio-educativa
Palestrantes:
Mauro Bittencourt (Secretaria da Administração Penitenciária)
Décio Perroni (Fundação Casa)
MÓDULO 04 – 25 de julho de 2016 – 14h00 às 16h30

A Psicologia e o Serviço Social no Atendimento às Vítimas de Crimes contra a Vida
Palestrantes:
Priscila Santos Martins (CRAVI)
Aline Lima Azevedo Lucena (CRAVI)

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP