CPPI visita aldeias indígenas do interior de São Paulo
Saúde, educação e demandas da área habitação e meio-ambiente foram os assuntos priorizados pelos indígenas durante visitas a aldeias do interior do estado, promovidas pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas (CPPI). Realizadas entre os dias 8 e 12 de janeiro, as visitas técnicas fazem parte de um levantamento maior do Governo de São Paulo, com o objetivo de colher informações atualizadas para a construção de plano de ações transversais voltado aos povos originários.
Denominado “escuta ativa”, o trabalho foi desenvolvido nas aldeias Icatu, em Braúna, e Vanuíre, em Arco-íris, municípios localizados a cerca de 600 km da capital paulista. “É preciso conhecer in loco as comunidades indígenas paulistas e suas necessidades para, efetivamente, ajudá-las”, explicou o coordenador da CPPI, Cristiano Kiririndju, ao destacar a importância do encontro com os parentes Terena, Kaigang e Krenak.
As visitas técnicas, que contaram ainda com a participação do representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Ubiratã Gomes, e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Ivan Rodrigues, visaram também conhecer um pouco das culturas agrícolas de cada comunidade.