CPPI visita aldeais indígenas no Litoral Sul do estado

Nas últimas terça e quarta-feira, 21 e 22 de novembro, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da nova Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas (CPPI), a fim de mapear as necessidades da comunidade indígena paulista, visitou várias regiões do Litoral Sul do estado de São Paulo para colher informações atualizadas sobre as aldeias indígenas da região para a construção de um plano de ações transversais.

Conforme o Cacique Cristiano Kiririndju, coordenador de Políticas para Povos Indígenas, a busca de informações já aconteceu também no Litoral Norte paulista. “Como não há indicadores técnicos formais prévios, fez-se necessário estabelecer um processo de escuta para entender melhor as demandas dos povos originários paulistas. Dentre elas, estão saneamento básico, melhorias nos prédios das escolas e dos postos de saúde, fomento da cultura e da educação indígena, entre outras”, disse Cristiano.

Ainda segundo Cristiano, nos últimos dias, as visitas aconteceram em três aldeias do Litoral Sul: Tekoá Ara Pyau, Aguapeú e Itaóca, com resultados importantes. “Tem sido necessário começar do zero e ouvir os parentes sobre suas necessidades reais”, ressaltou o Cacique.

 

A CPPI também tem buscado apoio de alguns deputados estaduais, como Rui Alves e Ênio Tatto, e esteve nesta quinta-feira, 23/11, na Assembleia Legislativa, para confirmar apoios a projetos em andamento e pedir novas parcerias, tanto com o poder público quanto com a iniciativa privada.

 

 

Governo do Estado de SP