CPDS e Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos estabelecem criação de Conselho Municipal da Diversidade
Órgão será voltado à promoção da participação política e controle social das ações públicas de incentivo à cidadania
O coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby, participou na segunda-feira (10/06) de uma reunião com o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Daniel Balke, com o representante do Fórum LGBT+ Alto Tietê e idealizador da Parada LGBT+ de Ferraz, Everton Moraes, e com o vice-presidente da ONG Para Todxs, Ghe Santos.
O encontro, realizado na sede da Prefeitura, teve como foco principal a criação do Conselho Municipal da Diversidade, órgão destinado a promover políticas públicas inclusivas e defender os direitos da comunidade LGBT+ na cidade. “Uma das metas da coordenação é fomentar a criação de conselhos municipais. Levamos a proposta para o prefeito e ele aceitou. Esse trabalho é fundamental para garantir que as vozes da diversidade sejam ouvidas e respeitadas”, afirmou Calumby.
Na ocasião, Everton Moraes destacou a importância de parcerias sólidas entre a administração municipal e as organizações da sociedade civil. “A união de forças é crucial para a implementação de políticas efetivas e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.
Ghe Santos ressaltou a importância de espaços como o futuro Conselho Municipal da Diversidade. “Precisamos de estruturas formais que defendam os interesses da comunidade LGBT+ e sejam capazes de propor e implementar políticas públicas inclusivas. O Conselho será um marco nessa trajetória.”
Os participantes também visitaram o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ferraz de Vasconcelos, que em breve sediará um mutirão de emprego voltado para a diversidade, resultado de uma parceria entre o Centro de Integração da Cidadania (CIC) e a Coordenação Estadual de Diversidade Sexual.