Coordenadoria de Políticas para a População Negra de SP participa de agendas de promoção da igualdade racial em Brasília
Com o objetivo de apresentar ações afirmativas e políticas públicas de combate ao racismo em funcionamento no Estado de São Paulo, o coordenador de Políticas para a População Negra (CPPN), Robson Ferreira, entre os dias 22 e 25 de agosto, representou a Secretaria da Justiça e Cidadania em agendas institucionais em Brasília.
O primeiro compromisso foi com o chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Justiça, Eliseu Soares Lopes, quando foram discutidos possíveis acordos de cooperação para o combate ao racismo nos aeroportos de São Paulo.
A segunda agenda ocorreu no Ministério da Promoção da Igualdade Racial, na Secretaria de Gestão e Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, (SINAPIR), com Ileda Leal, para tratar de temas referentes à adesão dos municípios paulistas ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e a criação de cursos para os conselheiros estaduais e municipais de promoção da igualdade racial.
Robson Ferreira também foi recebido no Ministério da Saúde, pelo assessor Luiz Eduardo Batista, que estava acompanhado do coordenador de Atenção à População Negra, Marcos da Costa. Na ocasião, foram discutidos diversos assuntos, com destaque para parcerias para ações de promoção e atenção à saúde integral da população negra, com ênfase no tratamento da “anemia falciforme”, doença característica da população negra.
Já no Ministério dos Diretos Humanos e Cidadania, o coordenador da CPPN e a coordenadora-geral de Memória e Verdade da Escravidão no Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, Fernanda Thomas, conversaram sobre futuras ações e convênios para o reconhecimento e reparação histórica aos descendentes do escravizados.
Além disso, ocorreu um encontro na Fundação Palmares, com o presidente João Jorge Rodrigues, sobre ações conjuntas com a finalidade de acelerar a titulação dos territórios quilombolas, bem como sua proteção ambiental.
Para concluir suas atividades em Brasília, Robson Ferreira participou da mesa temática “A emancipação Política e Econômica como alternativa ao 14 de maio de 1888”, dentro do II Seminário Nacional “Caminhos e Perspectivas para o Povo Negro no Brasil”, promovido pelo Coletivo Nacional de Organização Negra.
Durante o encontro, que contou com a participação de Nestor Neto, presidente Nacional do MDB-AFRO, e de Juvenal Araújo, ex-secretário especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial, do Governo Federal, foi apresentado o trabalho da CPPN e todas as políticas públicas de combate ao racismo, existentes no estado de São Paulo, entre elas, a implementação da Lei Estadual nº 14.187/2010, que pune administrativamente a discriminação em razão de raça e cor.
A importância do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), em São Paulo, primeiro órgão de promoção da igualdade racial no Brasil, e seu histórico de lutas em prol da comunidade negra, também fez parte da palestra.
“Só com a construção de um diálogo aberto e a troca de experiências entre os governos federal, estadual e sociedade civil é que fortaleceremos as ações de promoção da igualdade racial e o combate à discriminação, bem como a preservação da história e da cultura da população negra”, concluiu Robson Ferreira.