Coordenadora de políticas para a mulher assume o posto
O Secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César, nomeou em maio deste ano a procuradora Teresa Kodama para liderar a Coordenação de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Segundo Teresa Kodama “houve um grande avanço no que se refere às políticas da mulher no Estado de São Paulo, mas muito ainda deve ser feito de forma pragmática, pontual, dinâmica e efetiva, em prol das mulheres paulistanas, com a participação e a integração entre a sociedade civil e o Poder Público”.
Há diversas ações em desenvolvimento pela coordenação, em parceria com Instituições, tendo como tarefa levar ao conhecimento das mulheres que vivem em locais de alta vulnerabilidade a temática da violência doméstica e familiar. A coordenadora destaca, entre essas iniciativas, os projetos “Maria Linda” e “Despertar”, de valorização da mulher, sobre o resgate da autoestima, e os projetos “Rosa dos Ventos” e “Vire à Página”, de educação nas escolas, sobre orçamento doméstico, sob o enfoque de várias Instituições, órgãos públicos e participação da sociedade civil.
Teresa Kodama ressalta a implantação de “Núcleos da Mulher”, nas unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Centro de Referência de Apoio à Vítimas (Cravi), para que as situações vivenciadas pelas mulheres nesses locais sejam encaminhadas à Coordenação para encaminhamento de soluções.
A Coordenação, afirma Kodama, está tendo um olhar muito especial sobre a saúde da mulher e, nesse sentido, pretende implantar “Núcleos da Mulher” nos Hospitais, para um atendimento eficaz e multidisciplinar.
Os núcleos também podem ser implantados nas delegacias de polícia não especializadas, assim como a criação de um “Observatório da Violência contra a Mulher”, considerado pela coordenadora, de vital importância para que possam ser verificados os indicadores sociais das diversas formas de violência.
Outro projeto de grande destaque refere-se à educação de agressores, com minimização das penas para aqueles que compareçam a cursos e palestras de conscientização.
A Coordenação participa da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha”, do Governo Federal, como colaboradora da Compesp (Coordenadoria estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), com a apresentação de projetos para serem viabilizados em conjunto com outros parceiros.
Compete à Secretaria da Justiça, por meio da Coordenação, incentivar a criação em todo o Estado de Conselhos de Políticas de Mulher, departamentos ou secretarias, dependendo do tamanho do município.
Quem é Teresa Kodama
Teresa Kodama formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Iniciou suas funções na Procuradoria Geral do Estado, em 1990, atuando na Procuradoria de Assistência Judiciária, no Foro Regional de São Miguel Paulista. De 1998 a 2002, exerceu a Presidência da Segunda Comissão Processante Permanente da Secretaria da Saúde.
Atuou como corregedora auxiliar em 2007 e participou como membro efetivo de diversas comissões da OAB, entre 2008 e 2012, como as de Fiscalização do Serviço Público, de Direito Médico, da Mulher Advogada, de Direito à Saúde e Responsabilidade Médico-Hospitalar, de Defesa da Cidadania e de Ação Social.
Uma das suas principais conquistas foi a de colaborar para a concretização de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e o CIC, fazendo com que inúmeras mulheres tivessem e tenham a possibilidade de exercer a função e de conseguir a independência financeira.
Karla Sanchez
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
Tel: (11) 3291.2612/ Ramal 2771