Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual prestigia Queer Cup
Competição de handebol reuniu times de três estados pela segunda vez em São Paulo para fomentar a diversidade no esporte
A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e Cidadania marcou presença na quarta edição da Queer Cup, campeonato brasileiro LGBTQIAPN+ de handebol, realizado entre os dias 12 e 14 de outubro, a convite da Secretaria Estadual de Esporte de São Paulo.
As partidas foram disputadas no Complexo Esportivo Baby Barioni, na região da Água Branca, zona oeste da capital paulista, com a participação de aproximadamente 100 atletas. A equipe Bharbixas, de Minas Gerais, foi a vencedora. O segundo lugar ficou com uma das equipes do grupo Fadas, que jogou com dois times, e o terceiro com os Bulls, ambos de São Paulo.
Pela segunda vez, a cidade de São Paulo sediou o evento, que visa promover a diversidade no esporte. Esta edição contou com seis equipes, de três estados brasileiros em disputa. O Rio de Janeiro foi representado pelo time LendáRios, os Bharbixas representaram Minas Gerais, e São Paulo entrou na competição com quatro equipes: duas do Fadas Handebol, primeiro time LGBTQIAPN+ de handebol do estado, o Bulls, que estreou na disputa no ano passado, e o mais recente time do estado, o Bee’s Handebol.
Para o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e Cidadania, Rafael Calumby, o evento tem grande importância para a comunidade. “A competição ajuda a fomentar a participação da população LGBTQIAPN+ nos esportes como medida de inclusão e respeito”, comentou.
De acordo com Lucas Paioli, responsável pela organização da competição, a Queer Cup é um dos eventos mais esperados pelos times LGBTQIAPN+ de handebol. “É um espaço de integração entre as equipes que passam o ano todo se preparando para fazer bonito em quadra. Além da busca pelos títulos, o campeonato reforça a união entre os atletas da comunidade, mostrando que não estamos sozinhos em nossa luta pela inclusão”, ressaltou.
Este ano, a Queer Cup teve patrocínio do Hotel Chilli, com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte de São Paulo, da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB), e da Federação Paulista de Handebol, além das parcerias oficiais do Castro Burguer, Handcola, e Kanalu Produções.