CPDS participa de seminário sobre discriminação HIV/Aids nesta terça-feira (23)
A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) da Secretaria da Justiça e Cidadania, representada pelo coordenador Marcelo Gallego, participará do seminário virtual “Estigma e Discriminação @ HIV/Aids”, promovido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. O evento ocorrerá na terça-feira (23) das 09h às 12h, e a transmissão será realizada via YouTube, no canal “Vigilância em Saúde em Pauta”.
Durante o encontro, o coordenador da CPDS abordará as políticas públicas estaduais de enfrentamento ao preconceito de pessoas vivendo com HIV/Aids, bem como o combate à LGBTfoba, conforme disposição das Leis Estadual nº 11.192/02, que pune administrativamente a discriminação em razão da sorologia da cidadã e do cidadão vivendo com HIV/Aids, redução de estigmas, acesso a direitos, entre outros.
A abertura do evento contará com as presenças: Rodrigo Pinheiro: Presidente do Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo, Claudia Velasquez: Diretora e Representante do UNAIDS no Brasil; Alexandre Gonçalves: Diretor do CRT DST/AIDS e Coordenação Estadual de IST/AIDS de São Paulo.
O encontro será dividido em dois painéis:
Painel 1: As boas práticas para redução do estigma e discriminação nos serviços especializados em IST/AIDS do estado de São Paulo.
Mediador: José Roberto Pereira. Professor. Ativista do Movimento Social de Luta Contra AIDS. Coordenador Geral do Projeto Bem-Me-Quer de São Paulo.
Relato da experiência do município de São Paulo: Marcos Blumenfeld Deorato. Responsável pelo Setor de Articulação com a Sociedade Civil da Coordenação Municipal de IST/AIDS de São Paulo.
A mulher vivendo com HIV/AIDS e o impacto do estigma e discriminação em sua vida: Fabiana Oliveira. Socióloga e Representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas do Estado de São Paulo.
Painel 2: Arcabouço legal: instrumentos para a defesa de direitos.
Mediador: Jean Dantas. Gerente de Planejamento da CE IST/AIDS-SP.
Marcelo Martins Ximenez Gallego: Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de S
Cláudio Pereira: Advogado e Diretor do Grupo de Incentivo a Vida (GIV).