Convênio do FID garante acessibilidade em bibliotecas públicas de 55 municípios

  

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira (15/08) o autorizo para a celebração de convênio entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com 55 municípios paulistas que serão beneficiados com equipamentos de tecnologia assistida. O projeto Acessibilidade em Bibliotecas foi financiado com recursos do Fundo Estadual de Direitos Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O secretário adjunto da Pasta e presidente do Comitê Gestor do Fundo, Luiz Souto Madureira, prestigiou a solenidade, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Os convênios possibilitarão que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura em 62 bibliotecas municipais. As bibliotecas beneficiadas participaram de um concurso, inscrevendo projetos para ampliação da frequência de usuários com deficiência.

De acordo com o projeto selecionado, as bibliotecas irão receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para autuação com o software leitor de leta NVDA e computador) ou do Kit Tipo 2 (que conta, ainda, com display e impressora em braile.

 

Serão beneficiadas bibliotecas dos seguintes municípios:

Adamantina, Alambari, Arujá, Auriflama, Avaré, Barretos, Bauru,Birigui, Boituva, Buritama, Cajamar, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Dracena, Espirito St. Pinhal, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Garça, Guapiara, Guarulhos, Ilha Bela, Indaiatuba, Itanhaém, Itapetininga, Itariri, Jundiaí, Juquiá, Lençóis Paulista, Limeira, Lorena, Martinópolis, Morro Agudo, Pres. Prudente, Pres. Venceslau, Registro, Salto, St. Cruz da esperança, St. Rita do Passa Quatro, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São Jose dos Campos, São Paulo, São Roque, Serra, Negra, Sertãozinho, Socorro, Sorocaba, Suzano, Taquarituba, Taubaté, Votuporanga.

Na solenidade, a secretaria do Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Basttitella, destacou a atenção do governo paulista aos 9 milhões de pessoas com deficiências no Estado de São Paulo. Segundo informou, serão treinados 200 agentes na lógica da inclusão. “É um projeto em que ganha o aluno, o professor, o município e o Estado”, afirmou. “A cultura nos faz mais cidadãos, nos faz crescer, entender os valores éticos e humanistas de uma sociedade moderna”, acrescentou.

Os convênios assinados totalizam R$ 2.046.660,00.

Na cerimônia, o governo do Estado autorizou assinatura de outros convênios. Ao todo, são R$ 33 milhões para projetos nas áreas de cultura, defesa civil, agricultura, esportes, direitos da pessoa com deficiência, infraestrutura, trânsito e turismo.

Também participaram o vice-governador, Márcio França; o secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes; o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris; o secretário chefe da Casa Civil, Samuel Moreira; o secretário do Turismo, Laércio Benko; o secretário adjunto de Governo, Moacir Rossetti; o secretário adjunto de Cultura; Romildo Campello; a secretária chefe da Casa Militar, Helena dos Santos Reis; e o Secretário de Esportes Lazer e Recreação, Gustavo Paulo Maiurino, além de prefeitos e outras autoridades.
 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP