Conselhos homenageiam mulheres negras, latino americanas e caribenhas
Os conselhos da Comunidade Negra e da Mulher e as coordenações da Mulher e da População Negra e Indígena, da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania realizaram, na noite desta quinta-feira (25/08), a solenidade em homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino A mericana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. O secretário Márcio Fernando Elias Rosa, prestigiou o evento, realizado no auditório da Associação Comercial de São Paulo.
O secretário da Justiça saudou a todas as mulheres ao homenagear a deputada estadual Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, eleita em 1970.
“A mulher negra é capaz de grandes superações, mostrando que os rumos da História podem ser alterados se nos comportarmos na vida como no tempo das comunidades do Quilombo. Importante lembrar que o Quilombo nunca foi fuga, nunca foi isolamento. Quilombo sempre foi resistência, coragem, amor próprio e defesa da dignidade. Lutar contra o racismo, enfrentar as diferenças e querer transformar positivamente o mundo é possível”, afirmou Márcio Elias Rosa.
A data foi instituída em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu na República Dominicana, visando dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras nesse continente.
Mais do que uma data comemorativa, é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe, representando a luta pelo empoderamento das mulheres negras fora da África.
“O nosso compromisso é combater a discriminação, trabalhar políticas públicas para que o preconceito seja extinto da sociedade. Nós , mulheres negras, somos fortes, mas precisamos de apoio e, principalmente, de respeito e de oportunidades”, afirmou a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues.
O evento, que teve como objetivo ampliar e fortalecer a participação da mulher em todos os segmentos, homenageou: Francisca Rodrigues Pereira; Sharylaine; Preta Rara; Lia Lopes Almeida; Marisa de Souza Cunha Moreira; Odete Carvalho; Regiane Alves; Silvia Helena Seixas Alves; Thulla Melo; Wanda Herrero; e Maria da Penha Santos Lopes.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612