Conselho vai mapear demandas para nordestinos em São Paulo

Reunião COPANE  Reunião COPANE

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, recebeu nesta quinta-feira (19/03) o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (Copane), Carlos Eduardo Roberto, e a ex-presidente, Irlas Maria Bezerra. Direcionamento de ações para a população nordestina foi o foco da reunião.

O presidente do Conselho mostrou ao secretário um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que poderia ser utilizado. “Segundo o levantamento, no município, existem 2 milhões e 125 mil pessoas oriundas do nordeste e na região metropolitana, 1 milhão e 800 mil”, contabilizou Roberto. “Esses dados correspondem apenas a eleitores, se consideramos as famílias deles, esses números podem aumentar cinco vezes”.

Irlas ressaltou a necessidade de uma pesquisa a respeito da localização dos nordestinos em São Paulo por meio de amostragens por residência. Toledo César analisará a disponibilidade dos dados junto ao Tribunal. “Com a localização dos nordestinos pelo Conselho, poderemos prestar ações governamentais específicas para atender essa população”, ressaltou o secretário.

Os representantes do Copane também apresentaram outras demandas, como criação de conselhos municipais e de uma coordenação estadual na Secretaria da Justiça. “Articularemos com o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, que, inclusive, ajudou a fortalecer o Conselho”, indicou Roberto. “Vamos manter a conversa”, destacou o secretário da Justiça. “Este é um momento apropriado”.

 

 

 

Fabiana Campos
Assessora de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612 – Ramal: 2770

 

FOTOS:

Felipe Leme
Estagiário de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612 – Ramal: 2761

Governo do Estado de SP