Conselho Estadual dos Diretos da População LGBT+ profere palestras sobre discurso de ódio e no projeto Diversidade à Mesa

“Direitos Humanos, LGBTQIA+ e o Discurso de Ódio nas Redes Sociais” foi o tema da palestra proferida, na terça-feira (13/06), pelo conselheiro Anderson Pirota, membro do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT+ de São Paulo, com apoio da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual (CPDS), ambos ligados à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). O evento foi realizado no Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), também vinculado à Pasta. “O discurso de ódio fere frontalmente as garantias e direitos fundamentais de todo e qualquer cidadão. É preciso investir na conscientização sobre a gravidade do tema”, afirmou o conselheiro. “Podemos ser diferentes em tudo, mas somos iguais em direitos!”

No dia 16 de maio, em mais uma atividade do Conselho, Anderson Pirota já havia proferido a palestra de abertura do curso de auxiliar de cozinha, dentro do projeto Diversidade à Mesa, na Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos. Iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária, o curso é voltado para egressos do sistema prisional e familiares, que sejam pessoas LGBTQIAP+. “Diversidade à Mesa é um instrumento que liberta e nos leva a aventurar por outros sabores, outras experiências, de olhar para si e descobrir um talento ainda não revelado”, disse o conselheiro. “É preciso combater a LGTfobia.”

Governo do Estado de SP