Conselho Estadual da Condição Feminina entrega a Medalha Ruth Cardoso
O Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo entregou, na noite desta segunda-feira (20/03), a medalha Ruth Cardoso, honraria anual destinada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. Sete personalidades foram agraciadas este ano, durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa, com a presença do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira.
Receberam a honraria a vereadora Erika Tank a psicóloga Mafoane Odara; a médica sanitarista Maria Clara Gianna, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, a socióloga do Movimento de Mulheres de Santo André Silmara Conchão; a Tenda da Solidariedade de Jandira, e o idealizador do prêmio “ Maria Imaculada Xavier da Silva”, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Umberto Luiz Borges Durso.
Durante a cerimônia foi exibido um vídeo sobre a vida de Ruth Cardoso, antropóloga e a primeira-dama do Brasil durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardosos, e que participou ativamente das lutas e conquistas feministas e na criação do próprio Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão que tem a missão de elaborar políticas públicas destinadas a eliminar a discriminação sofrida pelo segmento feminino da população. A história de Ruth Cardoso inspirou a criação da Medalha, instituída em 2008 para homenagear personalidades e entidades que se destacam na luta pelos direitos da mulher.
“A medalha Ruth Cardoso destaca não só a luta dos direitos femininos, como o combate à discriminação e as desigualdades de gênero”, destacou a presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa. Ela lembrou que honraria é concedida sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
A 2° vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Maria Lucia Amary, lembrou da atuação de Ruth Cardoso. “Ela usou sua influência política em programas sociais, e por isso é justo a medalha receber o nome dela”, afirmou. “Dona Ruth desejou a igualdade de gêneros a todos. Por isso vamos continuar lutando e trabalhando com justiça e respeito”, concluiu a deputada.
A mesa principal do evento foi composta pelo secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; pela presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa, pela deputada Maria Lucia Amary; pela coordenadora de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Albertina Duarte Takiuti; pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Kátia Boulos, e pela vereadora e líder do PSDB, Adriana Ramalho.
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Comunicação
(11)3291.2612