Conselho de Gestão da Secretaria da Justiça conhece atuação do IPEM

O Conselho de Gestão da Secretaria da Justiça e Cidadania se reuniu nesta quinta-feira (27), a fim de debater e oferecer sugestões voltadas ao aprimoramento das ações da Pasta.

O colegiado reúne integrantes de vários órgãos e instituições, que exercem a função em caráter voluntário. São eles: os desembargadores Gilberto Passos de Freitas e Antonio Marson; os promotores de Justiça Marcelo Barone e Yuri Castiglione; a procuradora do Estado Ana Maria Moliterno Pena; a defensora pública Maira Coraci; o jornalista, escritor e conferencista José Luiz Tejon; o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso; o advogado e professor José Rogério Tucci e a jornalista Rosângela Sanches, além do próprio secretário Paulo Dimas Mascaretti.

Durante a reunião desta quinta-feira, o secretário da Justiça discorreu sobre as Campanhas lançadas na última semana, “São Paulo contra as Drogas’ e “Imigrantes, São Paulo te Acolhe”, e falou de futuras ações.

Na ocasião, o Conselho de Gestão ouviu explanação do superintendente do IPEM, Ricardo Garamboni, que durante a exposição mostrou números da atuação do Instituto e elencou as ações prioritárias do órgão.

“No primeiro quadrimestre de 2019 foram realizadas 20.353 fiscalizações de produtos pré-medidos. Mais de 340.500 produtos certificados também foram averiguados. Aproximadamente, 195.000 produtos têxteis também passaram pela rigorosa fiscalização”, exemplificou o superintendente.

Autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, o Instituto executa serviços considerados essenciais para a proteção do cidadão nas relações de consumo. Exerce a fiscalização e a verificação de instrumentos de medir, produtos cuja a quantidade é determinada sem a presença do consumidor, além de prestar serviços na área de metrologia, por meio de laboratórios de alta precisão.

O Ipem-SP também fiscaliza produtos cuja certificação é compulsória pelo Inmetro (brinquedos, capacetes, preservativos, extintores, lâmpadas etc). Instrumentos de medir, como taxímetros, radares, tacógrafos, termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, balanças rodoviárias e balanças industriais são alvo de verificação constante pelas equipes técnicas do instituto.

Técnicos do Ipem-SP também verificam o volume dos caminhões-tanques que transportam líquidos comercializados mediante esse volume, como é o caso dos combustíveis líquidos (gasolina, óleo diesel, álcool carburante etc.).

 O Instituto faz, ainda, o credenciamento e auditorias periódicas nas oficinas credenciadas para executar a manutenção de instrumentos de medição sujeitos à metrologia legal.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP