Comunidade indígena dialoga com Governo de SP por Lei Aldir Blanc

Integrantes das Secretarias estaduais da Justiça e Cidadania e da Cultura participaram de encontro da comunidade indígena em São Paulo

 

Na última sexta-feira(23/2), em reunião na sede da Secretaria da Cultura, Economia e Industrias Criativas de São Paulo, na presença da secretária Marília Marton, do coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) da Secretaria da Justiça e Cidadania, Cristiano Kiririndju, além de lideranças indígenas, de representantes da Funai, do CEPISP e do Museu das Culturas Indígenas, iniciou-se uma conversa para priorizar a aplicação da  verba proveniente da lei de fomento “Aldir Blanc” para a população indígena paulista, que chegará a R$ 18 milhões por ano, nos próximos cinco anos.

“Com esses recursos, o Governo de São Paulo pela primeira vez está dando aos nossos povos originários, sem intermediadores, o poder de escolher o que fazer com o dinheiro”, iniciou a conversa Marília Marton.

O Coordenador da CPPI também comentou o encontro: “nosso papel aqui é o de facilitar a conversa e as soluções, de forma direta. Esta foi uma conquista e dá mais visibilidade às questões indígenas. Podemos incluir desde cursos e capacitações, até festivais, feiras e concursos. Queremos que nossa juventude possa escolher caminhos e evoluir,” afirmou Cristiano Kiririndju.

Os presentes se comprometeram em levar as novidades e dúvidas para as respectivas comunidades, debatê-las, e ter uma nova conversa no próximo dia 01/03, quando foi marcada reunião de trabalho para se tratar concretamente dos editais, que deverão ser publicados até Maio de 2024.

Governo do Estado de SP