Cidadania Itinerante promove mais de 540 atendimentos em ações junto às Terras Indígenas de Tenondé Porã – Krukutu e Jaraguá
A unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (SJC), em colaboração com a Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), realizou ações de integração social nos dias 19 e 20 de abril nas Terras Indígenas de Tenondé Porã – Krukutu e Jaraguá.
Estas atividades foram parte das comemorações do Dia Nacional dos Povos Indígenas. Durante as ações em Tenondé Porã – Krukutu, 347 atendimentos foram realizados, buscando ampliar o alcance dos serviços e das atividades oferecidas.
No Território Indígena de Jaraguá, outras ações foram desenvolvidas em parceria entre o Centro de Integração da Cidadania (CIC), resultando em 194 atendimentos, incluindo orientações voltadas para a promoção da cidadania e dos direitos humanos.
Serviços disponíveis para a população:
- Agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG;
- Agendamento de 2.ª via de CNH;
- Agendamento na Receita Federal;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
- Consulta Serasa;
- Criação de conta GOV;
- Elaboração de currículo;
- Emissão 2.ª via de CPF e título de eleitor;
- Emissão de 2.ª via de contas (água e luz);
- Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
- Entrada no seguro-desemprego;
- Orientações com Procon e Defensoria Pública;
- Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM);
- Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa;
- Registro de boletim de ocorrência;
- Solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
- Serviço: Borá recebe projeto Cidadania Itinerante nesta semana
A iniciativa amplia a atuação e reforça o compromisso do Centro de Integração da Cidadania e da CPPI em promover a integração social e a cidadania plena para todos, fortalecendo o vínculo entre o Estado e os povos originários.