Cidadania em Movimento reúne mais de 4 mil pessoas em Sorocaba
A Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, promoveu no sábado (27), o evento Cidadania em Movimento, realizado das 10h às 16h, na Escola Estadual Bairro do Éden, localizada na Rua Salvador Leite Marques, 1251.
Mais de 4 mil pessoas participaram da ação que reuniu serviços e atividades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.
Segundo o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, a iniciativa teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos visando à melhoria na qualidade de vida da comunidade local e a integração e inclusão social.
“Temos de ir ao encontro da sociedade, da população aonde ela mais precisa de atendimento”, afirmou o secretário, que acompanhou boa parte das atividades oferecidas ao lado do chefe de Gabinete Fábio Makoto.
No total, foram prestados mais de 2.500 atendimentos e distribuídos mais de 5 mil materiais de divulgação e brindes, todos gratuitos. Foram emitidos 25 documentos, como 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; e efetuados 40 cadastramentos no Cadastro Único da Assistência Social.
Um dos serviços mais procurados no evento foi a emissão de RG para menores de 18 anos. A equipe responsável pelo serviço recebeu 245 pessoas, como Maria Edilene Farias da Silva, de 33 anos, que trabalha com reciclagem, e chegou acompanhada da filha Vitória Elisa, de 3 anos. A menina tirou foto e, em seguida, o RG. “Eu trabalho direto, não tenho como faltar ao serviço e não sobra tempo para ir à cidade. O atendimento foi excelente. Tudo muito rápido”, elogiou.
Eliene Farias, de 32 anos, também levou a filha Lorena, de 2 anos, para solicitar a emissão do RG, e aproveitou para cortar o cabelo e passar pelo atendimento no “Ônibus Rosa”, espaço destinado à avaliação de mama, exame citológico, e abordagem da relevância do planejamento familiar.
Mais de 140 cidadãos puderam efetuar inscrição, alteração ou regularização de CPF. Foi o caso da Maria Martins de Magalhães, de 65 anos, aposentada que não conseguia agendar consulta médica por falta do CPF. O problema foi resolvido em meia hora e ela saiu da escola com o documento em mãos. “Me ajudou muito, estou satisfeita demais”, garantiu.
Já Maria Francisca da Silva, de 65 anos, nascida em Pernambuco, relata que havia obtido o CPF há um ano, mas o documento foi emitido com a data de nascimento errada. “Agora vou dar entrada na minha aposentadoria”, comemorou.
Outras 44 pessoas obtiveram Carteira de Trabalho. Nicole Leite, de 14 anos, é estudante e saiu do evento com o CPF e a Carteira de Trabalho. “Muito bom poder fazer tudo no mesmo dia. Agora vou procurar emprego”, afirmou.
A jovem Gabriela Costa, de 15 anos, também saiu com a Carteira Profissional em mãos e já sabe o quer. “Pretendo arrumar um trabalho, ter meu dinheiro e viajar.”
Otávio Valentim da Silva, 15 anos, conseguiu CPF, RG e a Carteira de Trabalho durante o evento. “Semana passada tentei me inscrever em um curso da USP, mas não consegui por falta da documentação”.
Além disso, houve orientação sobre encaminhamento a vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
A ação reuniu uma série de serviços voltados aos imigrantes do Haiti que vivem em grande número na cidade. O Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, prestou aproximadamente 40 orientações sobre processo para naturalização e validação de diploma, enquanto a Polícia Federal esclareceu sobre as possibilidades de regularização de imigrantes e documentação. Aproximadamente, 500 kit lanche foram distribuídos para os haitianos que compareceram ao evento.
Fleurimond Petion chegou ao Brasil há 7 anos, mas sente falta da família. “Vim buscar ajuda. Quero trazer o meu irmão para cá.” Joselin Presendieu também tem o mesmo desejo. “Faz 4 anos que vivo em Sorocaba. Preciso trazer meu filho de 14 anos que está no Haiti”, contou.
Os estrangeiros também tiraram dúvidas e solicitaram Carteira de Trabalho totalizando 84 atendimentos.
O Procon prestou orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável, entre outros temas.
O IPEM também participou com distribuição de cartilhas sobre defesa do consumidor e de orientação aos comerciantes. Disponibilizou, ainda, balança para aferição de peso.
O IMESC fez 40 atendimentos de orientação sobre investigação de vínculo genético (DNA) e colheu material para 4 exames de paternidade.
Os munícipes contaram com orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI) e acesso à microcrédito pelo Banco do Povo Paulista; sobre denúncia de racismo e intolerância religiosa; e sobre os serviços ofertados no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, como acompanhamento familiar e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
Na área da saúde, serão oferecidos aferição de pressão arterial; testes de hepatite, HIV e glicemia; medição de peso e altura e de índice de massa corporal (IMC); orientação odontológica, ginecológica e para a emissão de cartão SUS, entre outros.
Dilzepina Bernazani, de 75 anos, realizou teste para medir a glicemia, aferiu a pressão e se consultou com a nutricionista. “Nunca participei de um evento como esse. Fiz todos os exames e ainda recebi orientação para tratar de uma gastrite”, relatou.
Houve, ainda, serviços relacionados à beleza e ao lazer, como corte de cabelo; atividades recreativas para crianças; brinquedos inclusivos; oficina de grafite e apresentação da modalidade jiu jitsu.
O evento contou com transporte gratuito.
A iniciativa contou com apoio do Ministério da Justiça, Polícia Federal – Regional de Sorocaba, Receita Federal, Ministério do Trabalho – Gerência Regional do Trabalho de Sorocaba, Núcleo de Estudos sobre Migrações, Escola de Cabelereiros Teruya, Defensoria Pública Estadual, Escola Estadual Bairro do Éden, Secretaria Municipais de Sorocaba (Igualdade e Assistência Social, Segurança e Defesa Civil, Esportes, Comunicação, Saúde, Mobilidade e Acessibilidade – Trânsito e Transporte, e Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda), Setor de Transporte Público de Sorocaba, Guarda Municipal, Associação dos Haitianos de Sorocaba, Legião da Boa Vontade, ProMigra; Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba; Serviço Autônomo de Água e Esgoto; Programa Escola da Família; Rotary Clube de Sorocaba – Granja Olga; Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sorocaba; ACNUR; Área de TI da Prefeitura; e PROCON de Sorocaba.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania