Cidadania em Movimento presta mais de 250 atendimentos em Campinas
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas levou neste sábado (23), das 9h às 14h, a ação Cidadania em Movimento para prestar atendimento durante evento promovido pela Associação Beneficente Campineira, localizada na avenida Rua Dr. Luis Aristeu Nucci, 163, no Jardim São Marcos, região Norte do município.
O evento teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.
Durante o “Cidadania em Movimento” foram contabilizados 253 atendimentos. Os cidadãos contaram com uma grande variedade de serviços, entre eles solicitações de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
A ação social também disponibilizou orientações sobre direitos do consumidor (PROCON); direitos da criança e do adolescente (Conselho Tutelar Norte); direitos da mulher (PLP – Promotoras Legais Populares); direitos de família (Defensoria Pública do Estado); e internações para dependentes químicos (Coordenadoria de Prevenção às Drogas do Município de Campinas); Micro Empreendedor Individual (Sebrae); e Bolsa Família (CAD único).
A população do entorno teve acesso a elaboração e impressão de currículo e agendamento para 2ª via de documentos por meio do ACESSA SP; e informaççoes sobre Micro Empreendedor Individual (Sebrae); e Bolsa Família (CAD único).
Na área da beleza houve esmaltação de unha (Grupo Primavera).
As crianças tiveram um espaço com brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, Show Dog e apresentações Culturais.
Todos os serviços foram gratuitos.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.