Cidadania em Movimento oferece serviços a pessoas em situação de rua em São Paulo
O projeto Cidadania em Movimento, do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, em parceira com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Centro Comunitário São Martinho de Lima – Povo de Rua em São Paulo, resgatou, durante 5 horas, em um único lugar, a dignidade de cerca de 800 pessoas que vivem em situação de rua, frequentadores do Centro São Martinho, do Padre Júlio Lancellotti.
A ação disponibilizou serviços integrados do poder público, do terceiro setor e voluntariado com um leque de atendimentos sociais. Foram ofertados orientação jurídica, cadastro e seleção para vagas de emprego. O Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod) orientou e encaminhou pessoas para tratamento de drogas e álcool.
A Universidade Nove de Julho esteve presente com uma grande equipe aferindo a pressão arterial das pessoas e, havendo alguma alteração de saúde a pessoa era encaminhada para o atendimento médico gratuito no ambulatório da própria universidade.
O espaço também contou com duas unidades móveis, uma do CAT com seleções de vagas de empregos e outra para tratamento odontológico. “O nosso objetivo é resgatar a dignidade para essas pessoas em situação de rua ofertando o acesso a uma vaga de trabalho, à assistência jurídica. Resgatar documentos. Nós estamos tratando com pessoas que perderam as esperanças e este trabalho é para motivá-las para que saiam desta situação”, explicou a coordenadora do CIC, Tatiana Rached Campos.