CICs vão celebrar Dia Internacional da Mulher com palestras e acesso à saúde

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (08/03) os Centros de Integração da Cidadania (CIC) unidades Ferraz de Vasconcelos, Norte (capital) e Guarulhos promoverão diversas atividades para mulheres que residem no entorno dos CICs, como palestras, atividade física, testes de saúde e corte de cabelo.

No CIC Ferraz, a professora e psicopedagoga Tânia Regina dos Santos ministrará palestra com o tema: “Empoderamento – O Poder da mulher”. O encontro será das 15h às 17h no próprio CIC, localizado na Rua Américo Trufelli, 60.

No mesmo dia, o CIC Guarulhos vai oferecer para as mulheres café da manhã, corte de cabelo, aula de ginástica e palestra sobre cuidados ginecológicos e prevenção do câncer de mama. O CIC está localizado na Estrada Capão Bonito, 64, Jardim Maria de Lourdes, Pimentas. As atividades serão realizadas das 8h até as 16h.

Na unidade Norte na capital, das 14h às 17h, haverá palestra “A mulher e seus direitos”, ministrada pela defensora pública Lúcia Thomé Reinert. Serão promovidas, ainda, rodas de conversa sob os temas “Como as mulheres podem se organizar de forma autônoma”, e “Prevenção à Violência na unidade de Saúde” com Ana Cleonice de Araújo, assistente social responsável pelo Núcleo de Prevenção à Violência na UBS Vila Nova Galvão, e Karen Aparecida Santos Ferreira, enfermeira, feminista e supervisora da UBS Jardim Fontális.

Também haverá aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e  teste rápido para HIV e sífilis. No final, as participantes farão um ato protesto à violência contra a mulher. As atividades acontecerão na Rua Ari da Rocha Miranda, nº 36, bairro Jova Rural, sede do CIC.
Todas as atividades serão gratuitas.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março e celebra as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas, em 1975.


O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC  – Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, dos Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente –  localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

 

Governo do Estado de SP