CIC promoveu Mutirão da Família na capital e em São Vicente
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu no sábado (18), das 8h às 13h, o Mutirão da Família, em parceria com a Defensoria Pública e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC). A ação foi realizada nas unidades de São Vicente, na Baixada Santista, e Oeste, Sul e Norte, na capital.
Durante o evento, os cidadãos contaram com atendimento da Defensoria Pública sobre ações judiciais de guarda e visita de menores; de reconhecimento e dissolução de união estável, além de pensão alimentícia e divórcio.
O CIC Norte realizou 37 orientações jurídicas e 24 consultas, sendo 12 sobre divórcio; 1 sobre conversão em separação; 2 a respeito de pensão alimentícia; 2 de regulamentação de visita, e 1 de guarda de menor; além de 4 mediações e 2 encaminhamentos para Unidade Santana sobre violência doméstica e cumprimento de sentença.
Já o CIC Oeste contabilizou 19 orientações jurídicas e 46 consultas, sendo 18 sobre divórcios, 3 de dissolução de união estável, 10 sobre pensão alimentícia, 8 de regularização de visitas e 7 de inclusão de nome na Certidão de Nascimento.
O CIC Sul somou um total de 35 atendimentos, entre divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, visita, pensão alimentícia.
No CIC São Vicente, os atendimentos foram prejudicados devido à forte chuva que impossibilitou a chegada de inúmeros munícipes. Dos 63 agendamentos, 20 atendimentos foram concluídos, sendo 5 sobre divórcio, 2 solicitações de guarda e regulamentação de visitas, 2 adoções, 2 ações de alimentos e 9 encaminhamentos.
A população também teve acesso ao serviço de coleta de DNA para exame de investigação de paternidade, serviço de perícia prestado pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça. O CIC Norte efetuou 8 atendimentos; o CIC Sul somou 5, o CIC Oeste fez 17 exames e o CIC São Vicente concluiu 10 atendimentos.
Os moradores do entorno do CIC São Vicente que não conseguiram chegar à unidade devido à chuva serão remanejados para atendimentos futuros.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania