CIC Oeste abre vagas para sessões gratuitas de acupuntura
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Oeste está com inscrições abertas para sessões de acupuntura, oferecidas gratuitamente.
Os atendimentos serão prestados voluntariamente pelo biomédico Wilson Marques, morador da região formado pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), especialista em Homeopatia, Microbiologia e Pedagogia.
O serviço será prestado toda quinta-feira, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Serão disponibilizadas 12 vagas trimestrais, com até 10 sessões para cada paciente.
Os interessados passarão por avaliação médica para identificação do tipo de técnica a ser aplicada e número de sessões indicadas para cada caso.
Para agendamento, é preciso ligar no telefone 3942-5898 ou 3942-5228, ramal 200, ou comparecer na sede do CIC Oeste, localizada na Estrada de Taipas, 990, Jaraguá.
A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que busca, por meio de estímulos em pontos do corpo, tratar diversas doenças e restabelecer as energias do corpo e da mente.
Serão aplicadas a “acupuntura clássica”, a eletroacupuntura e a acupressão, de acordo com a avaliação prévia.
Acupuntura Clássica
A acupuntura clássica é a mais tradicional, a sistêmica. Essa técnica utiliza a aplicação de agulhas finas, em diferentes profundidades na pele, para estimular zonas do corpo e melhorar o fluxo de energia do organismo. A acupuntura tradicional tem amplos benefícios e é capaz de tratar diversas doenças.
Eletroacupuntura
É a estimulação de agulhas de acupuntura por impulso elétrico. Tem a vantagem de proporcionar estímulos por longo tempo com intensidade e frequência estáveis. É mais indicada para se obter analgesia em nível cirúrgico, patologias cefálicas ou no tratamento de dores agudas, como hérnia de disco, por exemplo.
Acupressão
Nesta técnica é feita pressão dos dedos nos pontos de acupuntura, ou nas mãos e nos pés. Tem o mesmo efeito que a inserção de agulha de acupuntura em menor intensidade e é recomendada para doenças leves, bebês e crianças.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania