CIC Guarulhos promoverá evento Igualdade Racial em Ação no sábado

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do programa Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidade Guarulhos, promoverá no sábado, dia 18 de setembro, das 10h às 16h, o evento Igualdade Racial em Ação, na sede localizada na Estrada do Capão Bonito, 53, bairro Jardim Maria de Lourdes – Pimentas.

O evento será realizado em parceria com a Subsecretaria da Igualdade Racial e visa a promover a autonomia do cidadão e valorizar a participação popular em ações comunitárias de caráter social e educativo.

Também pretende integrar o munícipe às atividades culturais, educativas e sociais, bem como fortalecer seu papel junto à comunidade em que está inserido, assegurando ao cidadão o acesso direto às políticas públicas e aos direitos essenciais atendendo as demandas de saúde, educação e assistência social.

Serão disponibilizados os seguintes serviços:

• PROCON: atendimento e orientação
  • DEFENSORIA PÚBLICA – atendimento e orientação;
  • OAB- orientação;
  • IIRGD – emissão de 1ª e 2ª via de RG somente do Estado de São Paulo
  • CIET – Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (orientação sobre carteira de trabalho digital e seguro-desemprego);
  • CRAS (Centro de Referência de Assistência Social (orientação de Bolsa Família – Carteira de Idoso – Taxa Social e agendamento de Cadastro Único);
  • CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social (orientação e encaminhamento);
  • ASBRAD – Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Orientação para direitos das Mulheres e outros);
  • CAMI – Atendimento e Orientação ao Migrante;
  • FUNDO SOCIAL MUNICIPAL: Saúde com casca e tudo (Palestra).
  • APRESENTAÇÃO CULTURAL parceiros do CIC GUARULHOS: Capoeira; Karatê e Balé.
  • ATIVIDADE ESPORTIVA: Amistoso FUTSAL, Academia 60+, aula de ritmos;
  • SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MUNICIPAL – Educação Ambiental
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA – exposição de artesanato.
  • SERVIÇOS PÚBLICOS – Orientação de coleta seletiva;
  • SAÚDE – testagem rápida de HIV e Hepatite;
  • SUB SECRETARIA DA JUVENTUDE – captação de currículos;
  • SABESP – educação ambiental;
  • ITESP – horta comunitária;
  • IMESC – inscrição para DNA;
  • CRUZ VERMELHA – orientação nutricional, saúde bucal, Oficina de Primeiro Socorro, atividades com as crianças, RLF (restabelecimento de laços familiares), Pobreza Mestrual (orientação);
  • UNG – distribuição de brindes;
  • Exposição de personalidades negras;
  • CPPNI – Coordenadoria de Políticas para a População Negra e Indígena -– orientação sobre a Campanha São Paulo Contra o Racismo e orientações sobre processos administrativos;
  • EDP – dicas de economia, segurança na comunidade, orientação sobre tarifa social.

A Secretaria da Justiça e Cidadania informa que não haverá necessidade de agendamento prévio para os serviços.

O atendimento do IIRGD ocorrerá mediante a distribuição de 10 (dez) senhas. O munícipe deverá apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento e ou Casamento Original e, RG antigo para a 2ª via e vir acompanhado do representante legal quando menor de idade.

Serão mantidos os protocolos de prevenção a covid (uso de máscara e gel, distanciamento social), bem como o uso de máscara obrigatório para a participação do evento.