CIC Grajaú realiza roda de conversa de prevenção ao suicídio

Na tarde da última sexta-feira (22), o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Grajaú, da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu uma roda de conversa de prevenção ao suicídio, que foi motivada pela campanha setembro amarelo. 

A conversa foi realizada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Icaraí Quintana. Na ocasião, a nutricionista, Elaine Aparecida de Aquino, e a assistente social, Gisele Reikdal Kallaur, ministraram a conversa com o público presente no CIC Grajaú.

Essa iniciativa faz parte do projeto Educação para Cidadania do CIC que promove a inclusão de grupos socialmente marginalizados por quaisquer motivos (gênero, raça, renda, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências) por meio da educação para a cidadania. 

As ações do projeto são pautadas pelas próprias comunidades, e geram reflexões e capacitações acerca de direitos humanos, justiça, direitos e deveres, e cidadania.

 

Setembro Amarelo

A campanha do setembro amarelo chegou ao Brasil em 2015, e a cada ano tem ganhado mais relevância, sobretudo pelo aumento nos casos de suicídio envolvendo a população jovem. O objetivo é esclarecer as pessoas sobre o tema, o que é essencial para identificar situações e comportamentos que indicam a necessidade da busca por ajuda. Um dos grandes aliados nessa missão é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona gratuitamente em todo o território nacional, 24h por dia.

Por isso, se você tiver pensamentos suicidas ou conhecer alguém que esteja passando por isso, não hesite em contatar o CVV pelo telefone 188.

Governo do Estado de SP