CIC Grajaú promoveu mutirão de agendamento de biometria eleitoral
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, unidade Grajaú, em parceria com o cartório da 371ª zona eleitoral do Grajaú, da 280ª da Capela do Socorro e 381ª de Parelheiros, promoveu de terça a quinta-feira (19 a 21/09), um mutirão de agendamento para cadastramento biométrico eleitoral- identificação digital. A ação aconteceu das 12h às 16h30 no próprio CIC, localizado na Rua Pinheiro Chagas, s/n- Grajaú, na capital.
A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso da população que reside no entorno do CIC para realização deste serviço, haja vista que futuramente será obrigatória a identificação e verificação da impressão digital de cada eleitor no dia da votação, evitando assim fraudes eleitorais.
Durante os três dias foram contabilizados 155 atendimentos. Desse total, 102 pessoas agendaram data para realizar a biometria nos cartórios eleitorais mais próximos da sua residência e 53 solicitaram informações e esclareceram dúvidas. Participaram do atendimento um funcionário de cada zona eleitoral.
Sobre a biometria
O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.
O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS).
Nas eleições de 2016, estavam aptos a votar 46.305.957 eleitores por meio da identificação biométrica (32,13% do eleitorado total de 144.088.912) em 1.541 municípios (27,67% do total, de 5.568).
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC – são 16 atualmente, localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social -, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania