CIC Feitiço da Vila volta a contar com os serviços do PAT
Com grande presença de público, foi reaberto na manhã de sexta-feira (28/08) o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado no CIC Feitiço da Vila, extremo Sul de São Paulo. Participaram da cerimônia, os secretários da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, e do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, além da coordenadora dos programas do Centro de Integração da Cidadania (CIC), Ilda Nascimento da Silva, e do diretor dos Postos de Atendimento ao Trabalhador da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Sidney Ferreira da Silva.
Presença do secretário do Trabalho de Alagoas, Rafael de Góes Brito, que estava em São Paulo para conhecer alguns dos programas do Governo do Estado de São Paulo, cuja experiência pode ser utilizada em seu Estado. Brito se declarou entusiasmado por conhecer o CIC Feitiço da Vila.
O secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César, aproveitou para presenciar algumas das atividades desenvolvidas pela unidade do CIC , uma das mais ativas do programa. Entre essas atividades estão as que são desenvolvidas pela primeira dama Lu Alckmin, que coordena o Fundo de Solidariedade do Estado. São cursos de moda e beleza, muito apreciados pela população e por demais concorridos.
Os números
A instalação de Postos de Atendimento ao Trabalhador nas unidades do Centro de Integração da Cidadania – são oito PATs num total de 16 unidades do CIC – é uma parceria da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.
A iniciativa foi saudada por ambos os secretários. Aloísio de Toledo César destacou que ambos os programas, CIC e PAT, foram possíveis devido ao esforço do governador Geraldo Alckmin e de seu governo. O secretário do Trabalho, José Luiz Ribeiro, disse que a iniciativa coincide com a visão de que é necessário aproximar o Estado da população que mais precisa das políticas públicas.
Com o agravamento da situação econômica nacional e o aumento do desemprego, o PAT será de grande importância, destacaram os secretários. De janeiro a julho deste ano, a unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador disponíveis em sete unidades do CIC fizeram 86.999 atendimentos, dos 44.286 foram de pessoas que utilizaram o balcão de empregos, 8.325 pessoas o serviço de intermediação com empresas para vagas de emprego, 15.139 emissões de carteira de trabalho, 3.952 atendimentos do programa Jovem Cidadão, de acesso ao primeiro emprego, e 15.002 solicitações de Seguro Desemprego.