CIC do Imigrante presta 272 atendimentos em Mutirão para Afegãos
Nesta sexta-feira, 30 de setembro, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), realizou uma ação para regularização inicial de documentação de 44 afegãos.
A iniciativa do Mutirão para Afegãos foi realizada em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e com apoio dos alunos voluntários das Universidades da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, visitou a unidade durante os atendimentos a esses migrantes internacionais.
Durante o Mutirão para Afegãos foram disponibilizados diversos serviços, totalizando 272 atendimentos. Os serviços mais solicitados foram, respectivamente: vacinação (200); emissão de CPF (35); regularização migratória (18); solicitação de protocolo de refúgio (16); e distribuição de roupas (3).
“Em mais uma ação realizada pelo Governo de São Paulo, atendemos 44 afegãos que buscaram refúgio no Estado de São Paulo. Foram aplicadas diversas vacinas em adultos e crianças, além da regularização e emissão de documentos”, comenta o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.
Um ano após a retomada do governo afegão pelo Talibã, muitos afegãos foram forçados a deixar as suas casas porque suas vidas estavam em risco e tiveram que solicitar a condição de refugiado em diversos lugares do mundo. Nesse sentido, o Brasil concedeu, por meio de uma portaria interministerial, o visto e a acolhida humanitária, beneficiando mais de 6 mil pessoas, das quais mais de dois já estão em território brasileiro.
Com o aumento do número de afegãos desembarcando pelo aeroporto internacional de Guarulhos, ações de apoio em abrigamento e documentação se fazem necessários e o Estado de São Paulo, em parceria com o Município de São Paulo e Guarulhos, além de organizações da ONU e membros da sociedade civil estão trabalhando para garantir que esses refugiados possam recomeçar a suas vidas da melhor maneira possível.