CIC do Imigrante oferece aula de língua portuguesa para imigrantes
No sábado (2), pré-Carnaval, a equipe do Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Imigrante ministrou mais uma aula de “Língua Portuguesa para Imigrantes” de diversas nacionalidades.
Após a aula, os alunos participaram de uma Roda de Conversa que abordou o Direito Trabalhista voltado para a função de Empregada Doméstica.
O Curso de Português é gratuito e possui duração de dois meses, mas o aluno pode optar por permanecer frequentando as aulas até que se sinta seguro. Na conclusão, o participante recebe certificado. O CIC do Imigrante oferece o material didático e lanche para os estudantes.
As turmas são divididas em básico, intermediário e avançado, e reúnem cidadãos da Bolívia, Colômbia, Espanha, Venezuela, Haiti, Senegal, Mali, Paquistão, Peru, Haiti, México, Filipinas, Marrocos, Nigéria, Paquistão e Síria.
As inscrições estão permanentemente abertas. Turmas às segundas-feiras, das 10h às 12h, e aos sábados, das 14h às 16h. Os alunos podem ser matriculados nos dois dias, caso haja interesse.
Os imigrantes devem comparecer no CIC do Imigrante, munidos do RNE (ou protocolo), ou CPF. A matrícula pode ser efetuada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou aos sábados, das 14h às 16h, podendo já participar da aula.
O CIC do Imigrante está localizado na Rua Barra Funda, nº 1020, no bairro Santa Cecília, a 15 minutos a pé do metrô Barra Funda e Marechal Deodoro.
O CIC é um programa da Secretaria da Justiça que visa a promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça, a prestação de serviços gratuitos, a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias, e a educação para cidadania e direitos humanos.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania