CIC do Imigrante e Fambras apresentam projeto Costurando uma Vida Melhor
Iniciativa visa a capacitação profissional, doação de equipamento e disponibilização de espaço para trabalho
Na manhã desta quarta-feira (13/12), o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, localizado na região da Barra Funda, recebeu o lançamento do projeto “Costurando uma Vida Melhor”, fruto da parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e a entidade Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum Humanitarian and Charity Establishment.
O projeto envolve a qualificação profissional de pessoas inseridas em contextos de refúgio e vulnerabilidade social, o incentivo ao empreendedorismo, além da doação de equipamento (máquina de costura) e a disponibilização de um espaço para trabalhar na nova sede do CIC do Imigrante, que será inaugurada em 2024.
Em sua fala, o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, enfatizou a importância histórica dos imigrantes nacionais e internacionais no desenvolvimento de São Paulo. “Essa iniciativa é mais uma demonstração do acolhimento que o Governo de São Paulo tem com todos que chegam aqui. É um projeto que promove a construção de uma cidadania emancipátória”, explica Raul Christiano, que argumenta que existem momentos em que é necessário dar a vara, ensinar a pescar e dar o peixe.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do vice-presidente da Fambras, Ali Hussein El Zoghbi, do diretor do escritório internacional de Dubai, Ahmed Khalaf, do coordenador do projeto, Delduque Oliveira Martins, da coordenadora-adjunta do projeto, Leila Stungis, do diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti, da assessora técnica da coordenação do CIC, Claudia Calvé, da diretora do CIC do Imigrante, Silvana Paula Pereira, e dos alunos que vão participar do projeto.