CIC presta mais de 960 mil atendimentos e beneficia 69 mil famílias em 2020
O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
Conta com 17 Unidades que estão instaladas em regiões de alta vulnerabilidade social.
Antes do isolamento social por conta da pandemia, ainda no 1º trimestre, o CIC realizou diversas ações: mutirão do CDHU para atendimentos de mutuários; ações de empregabilidade com o encaminhando de 2.400 candidatos a vagas de emprego; rodas de conversa; cursos de capacitação para microempreendedores e cursos de capacitação profissional do Fundo Social do Estado (informática, manicure e pedicuro, costura, modelagem, depilação e design de sobrancelha, assistente de cabelereiro, entre outros).
Apesar das portas fechadas, o Programa prestou 965.115 atendimentos. O CIC contou com a parceria do Comitê Empresarial Solidário e de entidades parceiras para viabilizar um amplo trabalho de acolhimento às famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
Foram entregues durante a quarentena: mais de 33 mil cestas básicas e kit alimentos; 92 toneladas de alimentos congelados; 113 mil iogurtes; 77 mil pacotes de bolachas; 4.125 vales-alimentação; mais de 20 mil kits de higiene; 120 mil máscaras; 700 livros e gibis; 12 mil peças de roupas e fraldas; 1.270 kits de sementes, 1.100 brinquedos.
Mais de 69 mil famílias foram beneficiadas pelas ações promovidas pelo CIC.
As escolas de moda nas unidades do CIC Imigrante, CIC Feitiço da Vila e CIC Ferraz de Vasconcelos confeccionaram máscaras de tecido. O projeto foi uma parceria das Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fundo Social e bancos Itaú, Bradesco e Santander e estendeu-se até setembro de 2020.
No total, foram confeccionadas mais de 120 mil máscaras. Os costureiros receberam R$ 1,20 por item confeccionado. As máscaras foram entregues em comunidades vulneráveis.
Desde julho alguns serviços emergenciais foram retomados, entre eles a emissão de documentos, orientação jurídica e de consumo, Cadastro Único, CRAS, Banco do Povo, MEI, Sebrae e encaminhamentos para vagas de emprego.
No final do ano, foram promovidos os eventos “Semana de Direitos Humanos” com lives relacionadas ao tema, e o Dia da Justiça, em parceria com a OAB-SP, levando a todos os CICs orientação jurídica nas áreas trabalhista, previdenciário, criminal e cível, com 345 atendimentos.