Cerimônias promovidas pelo CIC celebram união de 28 casais em Campinas
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, unidade Campinas, em parceria com o 3º Tabelião de Notas de Campinas, realizou a união civil de 28 casais. A cerimônia gratuita aconteceu no próprio cartório, localizado na Av. das Amoreiras, 1859, bairro São Bernardo, em Campinas. Os noivos foram divididos em dois grupos: 14 oficializaram a união no dia 28 de setembro e o restante, no dia 05 de outubro. A confraternização, com a presença de familiares e amigos, ocorreu no último sábado (07/10), no CIC, localizado no bairro Vila União.
A ação, promovida regularmente pelo CIC, tem como objetivo regularizar a situação civil de casais de comunidades vulneráveis, visando ao fortalecimento do vínculo familiar e a realização do sonho daqueles que não possuem condições financeiras para arcar com os custos do casamento no civil. Os noivos não têm nenhuma despesa com a documentação e com a cerimônia.
O casal Antonio José Silva Maia (56 anos) e Euzamar Reis Lima (45 anos) se conheceram no Pará e depois de um tempo vieram para São Paulo tentar uma vida melhor. Estão juntos há mais de 27 anos e dessa união nasceram quatro filhos (duas meninas e dois meninos) e o casal ainda tem uma netinha de 4 anos. ”Nós sempre quisemos oficializar nosso amor, mas não tínhamos condições financeiras. Quando soubemos do casamento no CIC, fizemos a inscrição e hoje estamos realizando nosso sonho”, disse Antonio.
“Agora é tudo novo, religião, pensamentos, queremos recomeçar”, disse Daniela de Souza Dias Albini (33 anos). A expressão “recomeço” não é exagero.Ela e Joaquim Albino Junior (36 anos) estão juntos há 18 anos. Casaram pela primeira vez em 2001 e tiveram dois filhos. Depois de cinco anos de casamento ficaram quatro meses separados e depois reataram. Em 2016, se divorciaram. Agora estão casando novamente.
Para a diretora do CIC, Regina Rodrigues Espogino, a união civil assegura ao casal direitos e deveres constantes de cidadania. “Além da importância do amor, do carinho, o casamento civil tem impacto em outras áreas, como a herança e a obrigação de apoio e responsabilidades perante os filhos”.
Este é o segundo casamento coletivo comunitário que o posto realiza neste ano. O primeiro aconteceu no mês de junho e 28 casais regularizaram a situação civil.
De 2005 até 2016, o CIC já realizou 5.303 uniões em cerimônias coletivas. Em 2015, 1.065 casais regularizaram a situação civil, destacando-se as celebrações na Arena Corinthians (389 casais) e no próprio Shopping Interlagos (200). Neste ano, já foram realizadas cerimônias também em São Miguel Paulista e Campinas, totalizando 253 casais atendidos.
Para se inscrever no programa é necessário ter 18 anos e apresentar certidão de nascimento, de casamento com averbação de divórcio ou de óbito, se for o caso, RG e comprovante de endereço. O CIC realiza reuniões com os noivos para verificar a documentação e caso haja necessidade, solicita aos cartórios a emissão de segunda via das certidões para agilizar o andamento dos proclamas que demoram, em média, 90 dias.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC – são 16 atualmente, localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social -, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania