Cerimônia marca a abertura do Ano Judiciário paulista

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizou, na manhã desta quarta-feira (6/2) a cerimônia do Ano Judiciário paulista de 2019. A solenidade, realizada no Palácio da Justiça, no centro da capital, contou com as presenças do governador João Doria; do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, de representantes dos três Poderes, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“São 145 anos de história no maior Tribunal de Justiça do País. Os desembargadores representam bem o senso de justiça. Eu me sinto em casa, neste belíssimo Palácio, que é um marco cultural histórico de São Paulo”, destacou o governador João Doria, em seu discurso.

O presidente do Tribunal, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, destacou o compromisso de desembargadores, juízes e servidores da corte continuarem atuando em obediência aos princípios constitucionais da moralidade administrativa, da eficiência e da impessoalidade. “Temos o dever primordial de dar ao cidadão paulista a prestação jurisdicional com a qualidade e presteza”, afirmou.

Números que mostram a atuação do Tribunal foram apontados pelo orador da corte, desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues. O tribunal paulista tem mais de 20 milhões de ações sob sua responsabilidade, o que representa cerca de 25% do total de processos da Justiça brasileira. No ano passado, apenas na primeira instância, foram mais de 4 milhões de sentenças proferidas e 5 milhões de novos processos distribuídos; 990 mil ações julgadas e outras 830 mil distribuídas em segundo grau. O tribunal paulista.

Participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris; o procurador-geral de Justiça, Giampaolo Poggio Smânio; o presidente da Seção São Paulo da OAB, Caio Augusto Silva dos Santos; os integrantes do Conselho Superior da Magistratura; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Roque Citadini; a procuradora-geral do Estado, Maria Lia Porto Corona; o defensor público-geral, Davi Eduardo Depiné Filho; secretários de Estado, desembargadores, juízes, procuradores e promotores de Justiça e outras autoridades.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP