Cerimônia celebra o aniversário de 30 anos da primeira Delegacia da Mulher
Os 30 anos da inauguração da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) foram comemorados ontem (06/08), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na qual foram homenageadas as suas primeiras três titulares, a atual presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Correa, Maria Clementina de Sousa e Sonia Aparecida Michelin, respectivamente, a delegada titular, delegada assistente e escrivã.
A primeira Delegacia de Defesa da Mulher foi inaugurada em 6 de agosto de 1985, durante o Governo de Franco Montoro, que foi o primeiro governador eleito (1982-1986), em São Paulo pelo voto direto, após a redemocratização do País. Na época, o secretário de Segurança Pública era o agora vice-presidente da República, Michel Temer, que também foi homenageado durante a cerimônia, por ter proposto ao governador a criação da delegacia.
A primeira DDM registrou, no primeiro ano de funcionamento, 464 boletins de ocorrência. Atualmente, o Estado possui 131 delegacias de defesa da mulher, nove na capital, 15 na Grande São Paulo e 107 no Interior, contando com a delegacia de Suzano, cuja inauguração foi anunciada na quinta-feira. Juntas, elas registraram, segundo a Secretária da Segurança Pública do Estado, 80.331 casos de violência, no primeiro semestre do ano, 70% deles de agressões de homens contra as mulheres. Atualmente, as DDM também registram casos envolvendo crianças e adolescentes.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do vice-presidente Michel Temer, dos secretários Alexandre de Moraes (Segurança), Edson Aparecido (Casa Civil) e Aloísio de Toledo César (Justiça), e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Capez, foi lembrada a recente promulgação da Lei que cria a Promotora Especializada da Violência Doméstica, proposta pelo Ministério Público do Estado. O secretário Aloísio de Toledo César ressaltou a importância das DMM para a redução e prevenção de agressões contra as mulheres.
O governador Geraldo Alckmin assinou na cerimônia uma autorização para a Secretaria da Segurança assinar convênio com a Defensoria Pública do Estado, para comunicação imediata das ocorrências com o objetivo do auxílio jurídico dos casos registrados.
Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697