Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sudeste é inaugurado em SP

Governo do Estado se prontificou a receber a unidade, a qual irá integrar representantes das forças de segurança paulista e dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerias no combate a crimes violentos e organizado

O Governo de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (27), a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sudeste (CIISPR-SE). A iniciativa, acolhida de imediato pelo Governo do Estado e sob coordenação do Ministério da Justiça de Segurança Pública (MJSP), visa a reunir representantes das forças de segurança paulista e dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para a realização de trabalho conjunto no combate a crimes violentos e organizado.

O CIISPR-SE faz parte de uma estrutura criada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do MJSP, por meio da sua Diretoria de Inteligência (DINT), e terá como atribuição reunir representantes de todas as Agências Inteligência de Segurança Pública (AISP) da Região Sudeste. Nele, haverá o compartilhamento de dados e informações entre os estados a fim de que sejam planejadas e executadas medidas de prevenção e repressão à criminalidade.

A decisão de instalar a unidade na capital paulista foi tomada pelo MJSP no final de 2020, após o Governo de São Paulo se prontificar a recebê-la. Com a inauguração, a previsão é que o centro seja composto por um coordenador nomeado pelo MJSP e representantes das polícias Civil e Militar de cada estado da Região Sudeste.

Além disso, São Paulo irá conceder agentes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (SAP), bem como um coordenador-adjunto, que será o coordenador técnico do CIISP.