Casamento comunitário na Arena Corinthians reúne 400 casais

 

O verde do gramado vai permanecer intacto neste sábado, 26/09, na Arena Corinthians, e o estádio do atual líder do Campeonato Brasileiro em vez do futebol vai dar lugar a um casamento comunitário com a participação de 400 casais e seus convidados. A estimativa é a de reunir um público de nove mil pessoas.

É uma oportunidade para casais de baixa renda que não possuem recursos para bancar os custos de cartório poderem formalizar no civil a união de muitos anos. É o caso do casal símbolo da cerimônia, Sergio Murilo da Silveira e Márcia de Carvalho, juntos há quinze anos. Ele nunca escondeu que Márcia sempre foi a mulher de sua vida. “Casar com ela é o meu compromisso público de dizer eu te amo!”

Os dois enfrentam uma situação bastante delicada: lutam pela sobrevivência de Márcia, que há alguns anos descobriu que estava com leucemia. Assim como a doença, o casamento a pegou de surpresa.

 

IMG_7797

 

A intenção de Sergio era só revelar o matrimônio em plena Arena Corinthians, mas foi traído por um telefonema. Ligaram para saber os dados dos documentos e quem atendeu a ligação foi Márcia. Ela não conseguia falar pelo telefone e só fazia rir e chorar de felicidade.

Os noivos, a cada grupo de 40 casais, estarão distribuídos em 10 mesas, localizadas nas laterais do campo, sendo que o casal símbolo se posicionará em um palco em frente à arquibancada central do estádio, onde ficarão acomodados os convidados. Juízes de paz formalizarão a união legal, ao som de músicas executadas pela Camerata da Polícia Militar e com a participação do Coral da própria PM.  A festa prossegue depois da cerimônia animada pela Escola de Samba Gaviões da Fiel.

 

IMG_7692

 

Alguns casais fugiram do tradicional traje branco. Patrícia de Almeida e Luciano, por serem corintianos “doentes” e integrantes da Gaviões da Fiel, resolveram se casar de preto e branco. Cristina Falbo de Miranda e Henrique também devem ir de preto, assim como os seus convidados, adeptos do estilo que eles denominam de “Elfos”. Detalhe: o casal tem cinco filhos.

Ana Lúcia e Benedito estão juntos há tanto tempo que as filhas também resolveram casar para homenageá-los. Ana Flávia se casará com Valter e Larissa com Kleberson. Outros como Meire Lucia das Chagas e Valdemar se conhecem desde os tempos da escola primária. Estão juntos há 20 anos e aproveitam a oportunidade para se casar.

Casamento em família é o que se pode falar das noivas Maria Selma e Maria Telma, irmãs gêmeas. Cada uma tem dois filhos, moram no mesmo endereço e, agora, vão se casar no mesmo dia e local. Maria Selma com Clayton e Maria Telma como Adailton. Elas se autodeclaram tímidas e acham que o casamento coletivo vai contribuir para que uma dê apoio moral a outra.

 

IMG_7722

 

Casamento e aniversário

Também se casam os noivos Áureo Godoy Junior e Gisele, que se conheceram em um baile funk, desses que são muito comuns na ZL. “Ficaram” juntos por dois anos, antes de resolver dividir o mesmo teto. Gisele está grávida de seis meses. O noivo aproveita a ocasião para festejar o seu aniversário, que coincide com o dia do matrimônio.

A iniciativa de unir tantos casais ao mesmo tempo foi da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do programa Centro de Integração da Cidadania (CIC), de sua unidade da Zona Leste, em conjunto com a Subprefeitura de Itaquera, Shopping Aricanduva e Sinoreg-SP (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo).

Organizadora do casamento comunitário, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania foi representada pelo chefe de Gabinete, Luiz Flaviano. Ele proferiu um discurso parabenizando os noivos e destacou a responsabilidade dos recém-casados e a oportunidade que tinham para reafirmar o compromisso com o casamento e com a família.

“O nosso objetivo é que os casais consigam ajustar a situação deles, já que muitos não têm como arcar com os custos de uma cerimônia de união civil”, ressaltou Ivete doa Reis Andrade, diretora do CIC Leste. “Além de ser um sonho dos casais, essa regularização gera segurança nas famílias da nossa sociedade”.

Para o secretário adjunto da Justiça, Luiz Madureira, será um prazer contribuir para a união legal dos casais. “Essa é uma demonstração de fortalecimento da família, enquanto instituição mais forte da sociedade. Muitos casais já possuem uma vida em comum, outros criaram os seus filhos, e agora estão fortalecendo esses laços de muitos anos, ao aproveitar a oportunidade de realizar a união civil”.

A coordenadora do programa do CIC, Ilda Nascimento da Silva, é uma entusiasta do casamento comunitário. “O CIC vem promovendo esses eventos há muito tempo e sempre tem encontrado o apoio de parceiros da sociedade civil, para viabilizar o sonho dessas pessoas, que precisavam dessa oportunidade. Estamos muito satisfeitos de poder proporcionar essa alegria aos casais”.

A cerimônia comunitária, realizada na Arena Corinthians, terá decoração especial proporcionada por um shopping da Zona Leste, música ao vivo e brindes para os noivos. Esse é o segundo casamento coletivo em termos de número de casais reunidos em um só evento, dos realizados pela Secretaria da Justiça.

O maior casamento comunitário realizado pelo CIC ocorreu em 2005, quando a primeira dessas iniciativas foi promovida. Na ocasião, a cerimônia reuniu 1.339 casais, no Ginásio do Ibirapuera.

Desde então, a Secretaria da Justiça vem promovendo casamentos comunitários em praticamente todos os últimos anos, com exceção de 2006. Só neste final de 2015 serão realizados mais três casamentos comunitários.

 

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Atualmente, existem 16 postos do programa em todo o Estado de São Paulo. Na capital, oito unidades estão distribuídas pela cidade e outras oito nos municípios de Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Pirapora do Bom Jesus, Guarulhos e Francisco Morato, Campinas, Jundiaí e São Vicente.

 

 

 

 

 

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Imprensa

 

Governo do Estado de SP